Você sabia que existe uma ilha que permite apenas 400 turistas por ano para visitar esse paraíso? Desde 1982, quando a UNESCO declarou como Patrimônio Mundial, a população nativa tem preservado ativamente a flora e a fauna locais.
Leia mais: Conheça a ilha grega em que nasceu Hipócrates, um grego mostra
Onde fica essa ilha isolada que só permite 400 turistas por ano?
Antes de mais nada, já vamos adiantando que, se você procurar no mapa, é mais provável que não a veja. Na verdade, ela mais parece um ponto na vastidão do Oceano Pacífico Sul.
De fato, é uma ilha minúscula, onde o Mar da Tasmânia encontra o Mar de Coral, na costa leste da Austrália, oposta a Sydney. Administrativamente, pertence a Nova Gales do Sul, Austrália.
Tem quase 10 quilômetros de comprimento e uma largura média de 2 quilômetros. A população nativa é de 382 habitantes. Quanto ao seu clima, é subtropical, com verões quentes e invernos suaves. Então, chegou a hora da revelação!
É a Ilha Lord Howe, ou Lord Howe Island, ou para usar o clichê “um paraíso terrestre na Terra” com densa vegetação, praias de areia branca, impressionantes formações rochosas, águas esmeralda claras, e uma lagoa cercada por corais.
Leia mais: Por que Mykonos tem um bar com falsos policiais? Um grego conta!
Mas por que o povo dessa ilha permite apenas 400 turistas por ano?
Como relatado pela CNN Travel, Lord Howe tem há anos estabelecido seus próprios termos rigorosos em relação ao super turismo, pois, como mencionado, permite apenas 400 turistas por ano para visitar.
Isso se deve à sua singularidade, à beleza natural virgem, à rara variedade de flora, fauna e morfologia do solo. A maior parte da ilha permanece intocada, e muitos dos animais e plantas, únicos e não encontrados em nenhum outro lugar do mundo, habitam esse lugar, que também abriga o recife de coral mais ao sul. Assim, a ilha parece um lugar deserto, mas isso não desanima os seus habitantes que desfrutam da vasta natureza. Por todas essas razões, Lord Howe está incluída desde 1982 nos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Leia mais: Qual temperatura mais alta e mais baixa já registradas na Terra?
Um das atrações mais turísticas na ilha do Lord Howe
Para registro, a uma respiração de distância da ilha está a Pirâmide de Ball, que pode ser visitada de barco. Você pode se perguntar o que é essa pirâmide. É a maior rocha vulcânica do mundo que emerge do mar, com 562 metros de altura. Esta singularidade natural foi nomeada após o explorador britânico e tenente da Marinha Real Henry Lidgbird Ball, que a descobriu em 1788.
Leia mais: Dubrovnik: a eterna rival de Veneza que estrelou em Game of Thrones
Como alguém pode chegar nesta ilha?
Por fim, se você ficou curioso(a) para saber comom chegar à ilha, confira. Para acessar a Ilha Lord Howe, localizada no Oceano Pacífico, a cerca de 600 km a leste da costa principal da Austrália, os visitantes partem geralmente de Sydney ou Brisbane. Aqui estão as principais formas de acesso:
De Sydney
Existem voos diretos para a Ilha Lord Howe, que normalmente levam cerca de 2 horas. Companhias como a QantasLink operam estes voos.
Leia mais: 37 coisas que você nem imaginava sobre a Austrália
De Brisbane
Durante a temporada de pico, também são oferecidos voos diretos de Brisbane para a Ilha Lord Howe, com duração semelhante aos voos de Sydney.
Assim, a ilha Lord Howe continua a ser um exemplo notável de conservação ambiental e gestão de turismo sustentável, mantendo seu status de Patrimônio Mundial e oferecendo aos visitantes uma experiência de imersão em um dos ecossistemas mais intocados do planeta.
0 comentários