Ilha Saona: Tudo Sobre O Passeio Mais Famoso De Punta Cana!

Um guia para aproveitar ao máximo o passeio pelo paraíso tropical 

Você já teve a oportunidade de viajar para o paraíso? Então, prepare suas malas para a Ilha Saona, na República Dominicana. Com águas cristalinas perfeitas para mergulho e praias dignas de cartão postal, a ilha é o tipo de destino capaz de tirar o brilho dos muitos ao seu redor.

Então, saiba tudo sobre o passeio à Ilha Saona e programe sua viagem!

A Ilha Saona fica na República Dominicana. Além disso, tudo lá é tão perfeito que atrai mais visitantes do que todos os parques nacionais do país juntos. Ainda, parte do Parque Nacional de Cotubanamá, Saona tem 110 km2 de praias de areia branca, coqueiros e águas azul-turquesa muito bem protegidos. 

Por fim, os passeios de um dia vão muito além de apenas curtir as praias de lancha ou catamarã. Vale a pena pedalar, mergulhar em Palmilla e em Mano Juan, além de observar as tartarugas. Então, agora confira tudo o que você precisa saber sobre o passeio à Ilha Saona, o cenário da Lagoa Azul. 

Onde fica a Ilha Saona 

A Ilha Saona fica a sudeste da República Dominicana, a 19 quilômetros do continente.

Como chegar à Ilha Saona

Ilha Saona: passeio.

A Ilha Saona está localizada a aproximadamente 80 quilômetros de Punta Cana. Além disso, o acesso é muito fácil a partir da Playa Bávaro, onde você pode reservar passeios de catamarã. Por fim, também há opções de saída a partir de Santo Domingo.  

LEIA MAIS: O Que Fazer Em Aruba: 10 Dicas Imperdíveis!

Como é a Ilha Saona 

Como é a Ilha Saona.

A Ilha Saona é conhecida por seus manguezais, recifes de corais e praias douradas. Além disso, possui uma reserva natural com área de 110 km2 que faz parte do Parque Nacional do Leste. A Ilha é habitada por apenas 1.200 pessoas que vivem em cabanas feitas de palmeiras e ervas. 

Como faz parte do Parque Nacional do Leste, oficialmente protegido, não são permitidas construções em seu litoral. Os moradores se ocupam com o turismo e a pesca, já que o solo rochoso dificulta a agricultura. A área é muito interessante, pois guarda artefatos indígenas em grutas e cavernas.  

A vida selvagem na ilha é intensa, assim como a diversidade marinha. O visual na ilha é um pouco diferente do Caribe e, até mesmo, Punta Cana porque o mar é mais cristalino, além do vento fraco que quase não provoca ondas. As águas também são menos profundas.

LEIA MAIS: 14 Praias De Aruba Que Não Podem Ficar Fora Do Seu Roteiro!

O que fazer na Ilha Saona 

O que fazer na ilha Saona.

Ainda que as praias mantenham o visitante ocupado, a Ilha Saona é cheia de outras aventuras igualmente interessantes. A vida selvagem, por exemplo, é incrivelmente diversa, enquanto a história mostra o processo de descoberta até aqui.

  • Piscina Natural La Palmilla: sem dúvida, uma das principais atrações naturais do parque nacional, é a maior piscina natural do mundo. Formada pelo enorme banco de areia, permite caminhar quilômetros pelo oceano com a água chegando apenas à cintura.  
  • Caverna de Cotubanamá: a arte pré-colombiana e a história Taino, em especial, do heróico chefe Taino que lutou contra os colonizadores espanhóis no início de 1500.
  • Mano Canto: vila de pescadores de arquitetura em tons pasteis e excelente lugar para petiscar. 
  • Mergulho e snorkel para observação da lulo de recife, que pode mudar de cor;  arraia que chega a 1,5m de largura; o baiacu, encontrado nos pontos mais rasos da Ilha Saona. Também é possível mergulhar um pouco depois de Bayahibe, antes de chegar à ilha, por 30 minutos.
  • Estrelas do mar, avistando-as logo depois da parada de mergulho seguindo Bayahibe. Só não pode tirar fotos, ok?
  • Observação de pássaros, com destaque para o atobá de patas vermelhas, parente próximo do pelicano; o Palmchat, a ave nacional da República Dominicana; o pombo-coroado-branco, ameaçado de extinção, endêmico da ilha. 
  • Santuário de Tartarugas Marinhas da Ilha Saona: localizado em Mano Juan, recebe três espécies de tartarugas marinhas que fazem seus ninhos – tartaruga-de-pente, tartaruga-de-couro e tartaruga-verde. 
  • Provar os pratos típicos de Punta Cana, como os peixes grelhados.

Como é o passeio para a Ilha Saona

Passeio Ilha Saona.
Aula de dança com as dançarinas do catamarã!

O passeio para a Ilha Saona, saindo de Punta Cana, dura o dia inteiro. Primeiro, uma van busca o passageiro no hotel logo cedo e, no caminho, para em alguns pontos estratégicos, como lojas de artesanato, até chegar à praia de Bayahibe. Além disso, o trajeto dura cerca de 1h30. 

Lá, embarca na lancha para um trajeto de 30 minutos, durante os quais são servidos petiscos e bebidas. 

Até chegar à Ilha Saona, são feitas duas paradas em alto mar: uma para mergulho e outra para observação das estrelas do mar. Como fazem parte do pacote, há bebidas e petiscos, uma vez que o passeio é longo. 

Ainda, o tempo de permanência na ilha é de duas horas, durante as quais dá para caminhar, catar conchinhas e almoçar, claro. O almoço faz parte do pacote enquanto bebidas são servidas o tempo todo. Ainda que não haja tanta infraestrutura, o turista encontra espreguiçadeiras ao longo da praia, mesas, lojinhas e banheiros.  

Em suma, o passeio dura cerca de 8h e chega até a 10h, dependendo da empresa. O pacote geralmente inclui o transporte terrestre, lancha, mergulho, passeio na piscina natural, parada na Isla Saona, almoço, bebidas e catamarã. 

LEIA MAIS: 13 Praias Paradisíacas De Curaçao Que Não Podem Faltar No Seu Roteiro!

Dicas importantes 

Ilha Saona, passeio.

 

  • Leve protetor solar e repelente, além de toalha. 
  • Tome um café da manhã reforçado. Pois ainda que petiscos sejam servidos no percurso, a maior parte das ofertas é mesmo de drinks. 
  • Não é possível ir e voltar pelo mesmo meio de transporte. Ou seja, se a ida for de lancha, a volta é de catamarã, e vice-versa. 
  • O fotógrafo que acompanha o passeio pode cobrar caro pelas fotos, então, prepare-se para pechinchar. 

Visitar a Ilha Saona é, sem dúvidas, uma das melhores experiências durante suas férias em Punta Cana. Um refúgio de paz e praias imaculadas com águas cristalinas que vão impressionar o turista mais exigente. 

LEIA MAIS: Tudo Sobre Klein Curaçao: A Paradisíaca Ilha De Curaçao!

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais