Brazil Greece

»

»

Onde ficam as Ilhas Abençoadas da mitologia grega? Elas existem?

| Em 16/08/2025 às 15:03

Na tradição mitológica grega, existia a ideia de uma terra distante conhecida como “Ilha(s) Abençoada(s)”, o destino final reservado apenas aos heróis e almas consideradas verdadeiramente merecedoras. Essa concepção variou ao longo dos séculos, misturando crenças sobre o pós-vida, literatura e tentativas de localizar fisicamente esse lugar. Mas, onde ficavam essas ilhas? Será que elas realmente existiam?

As origens e o papel no além das Ilhas Abençoadas

O conceito aparece nas obras mais antigas da Grécia, como na poesia épica, onde se falava de campos eternos banhados por brisas suaves no extremo ocidente, morada de almas escolhidas. Mais tarde, outros poetas detalharam as Ilhas Abençoadas como um domínio governado por Cronos, localizado à beira de um rio mítico que circundava o mundo. Havia também a presença de personagens como Radamanto, juiz das almas, que ajudava a administrar esse paraíso.

Algumas tradições indicavam que apenas aqueles que tivessem vivido três vidas virtuosas consecutivas poderiam chegar até lá. Esse ciclo reforçava a ideia de que o local não era apenas um lugar de descanso, mas um prêmio pela excelência moral e heroica. Era o destino final de figuras lendárias, longe do alcance de pessoas comuns.

Com o passar do tempo, escritores tentaram associar as Ilhas Abençoadas a locais reais. Há relatos descrevendo-as como ilhas férteis no meio do oceano, a alguns dias de viagem da costa ocidental conhecida pelos antigos. Nesses textos, o clima era ameno e constante, e a natureza oferecia alimento em abundância, dispensando o trabalho árduo para sobreviver.

Elas existiam mesmo? Onde ficavam?

Onde ficam as Ilhas Abençoadas da mitologia grega? Elas existem?

Há diversas versões a respeito da real localização das ilhas abençoadas da mitologia grega. Imagem: criação do Brazil Greece.

Ao longo da história, diversas ilhas reais foram apontadas como candidatas a esse título. As sugestões variam desde arquipélagos próximos à costa da África até territórios mais afastados no Atlântico. Madeira, as Canárias e até os Açores já foram incluídos nas hipóteses, embora a distância e o conhecimento geográfico da época tornem difícil afirmar que tais locais eram realmente conhecidos dos gregos.

Há uma versão do Mar Egeu

Nem todas as descrições colocam as Ilhas Abençoadas no Atlântico. Alguns autores antigos usaram o mesmo título para se referir a um conjunto de ilhas no mar Egeu, como Lesbos, Quíos, Samos, Cós e Rodes. A origem do nome, nesses casos, podia estar ligada tanto a um antigo governante cujo nome significava “abençoado” quanto às qualidades naturais dessas terras, solo fértil, boa localização e clima agradável.

Há ainda relatos que deslocam o mito para regiões mais próximas do continente europeu e do mar Negro. Nessas versões, a Ilha Abençoada poderia ser um santuário dedicado a heróis como Aquiles, cercado de significado religioso e simbólico, mas situado em um lugar acessível para viagens na Antiguidade.

Desde os tempos antigos, existe a ideia de que pessoas boas, ou com feitos importantes em suas vidas, têm uma recompensa. Neste caso, a crença é a de que as pessoas merecedoras iam para uma Ilha Abençoada. Mas, se ela existe, ou não, isso provavelmente não iremos saber.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários