Brazil Greece

»

»

Por que ESTE país guarda 10 mil cérebros? Você nem imagina!

| Em 26/04/2023 às 14:30

Ao longo dos anos, em diferentes países e culturas existem fatos históricos que quando compartilhados inicialmente causam um pouco de espanto.

Como, por exemplo, o caso do armazenamento de cérebros humanos na Dinamarca. Saiba mais sobre o assunto e o porquê dessa estranha coleção guardada.

Cérebros humanos em formol

Se você se interessa por história, certamente já se deparou com algum fato que julgou incomum. Um exemplo desses achados é o armazenamento de cérebros humanos na Dinamarca.

Na Universidade do Sul existem diversos cérebros humanos, aproximadamente 9479, enumerados e enfileirados. Esses cérebros são amostras retiradas após autópsia de pessoas com problemas psiquiátricos que morreram no país ao longo dos anos até 1980.

No entanto, essas amostras foram mantidas em estado de conservação sem autorização prévia dos pacientes ou dos seus familiares.

LEIA MAIS: Conheça os países em que você começa como funcionário e pode se tornar rico

O que foi decidido sobre os cérebros

Surgiu um debate sobre o que fazer com todo material armazenado, em 1990 o Conselho de Ética da Dinamarca autorizou o uso dos tecidos para estudos científicos e por esse motivo existe um banco de cérebros na Universidade de Odense.

Todas essas amostras colaboraram com diversos estudos relacionados ao comportamento cerebral, como, por exemplo, demência.

Porém, esse achado também destacou uma das pautas discutidas há muito tempo nas ciências: a desvalorização e perda de direitos dos pacientes psiquiátricos.

O número de cérebros retirados dos seus corpos sem autorização gera uma inquietude, mesmo que esse fato tenha acontecido em décadas passadas.

Porém, é uma questão fundamental a ser discutida para não haver repetição na atualidade de nenhuma forma de desvalorização dos sujeitos.

Outro fato que foi levantado para discussão, após o caso ganhar destaque em público, foi a permanência dos materiais para cunho científico, uma vez que eles foram armazenados sem autorização dos interessados.

Porém, após muitas discussões o Conselho ético decidiu apropriado utilizá-los para pesquisas científicas.

Os pesquisadores interessados em utilizar a coleção terão acesso mediante apresentação e aceite de um projeto pela comissão de ética.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários