Brazil Greece

»

»

Inmet emite alerta de calor intenso: veja se sua região será afetada

| Em 12/03/2024 às 20:29
Freepik.

No Brasil, estamos enfrentando uma intensa onda de calor que tem preocupado as autoridades e a população. Inclusive, O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de uma onda de calor intenso que deve ocorrer nos próximos dias. Portanto, confira a seguir se a sua região poderá ser afetada pela onda de calor.

Alerta do Inmet para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou o alerta de perigo na noite de segunda-feira (11): uma nova onda de calor, a terceira do ano, está a caminho. Assim, as temperaturas em cinco estados brasileiros podem disparar até 5 °C acima da média, e a massa de ar quente vai dar o ar da graça até sexta-feira (15).

Então, prepare-se para o calor intenso! Mas não se preocupe, o Instituto está de olho na situação e deverá nos manter informados sobre essa nova onda.

Com esse aumento significativo das temperaturas em cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, algumas áreas, podem chegar a temperaturas de mais de 40°C. Assim, o alerta, representado pela cor laranja, indica a necessidade de atenção especial às condições meteorológicas e aos riscos inevitáveis associados.

Leia mais: Arqueólogos encontram antigo Mercado Viking: veja onde fica

A onda de calor tem raízes mais profundas

Porém, esse fenômeno não é isolado e está ligado a um contexto mais amplo. Assim, especialistas apontam o El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal da superfície do Oceano Pacífico, como um dos principais responsáveis por esse calor extremo.

Além disso, o aquecimento global, causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, tem intensificado essas ondas de calor. Segundo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) da ONU, esses fatores aumentam a quantidade de vapor na atmosfera, contribuindo para elevar as temperaturas.

Leia mais: Lugar do Brasil pode virar deserto em breve: veja qual é

O preparo necessário para enfrentar as novas ondas de calor no país

A situação é ainda mais alarmante, pois o Brasil, assim como muitos outros países, não possui a infraestrutura necessária para lidar eficientemente com as mudanças climáticas. Assim, a falta de preparo para enfrentar eventos climáticos extremos e a necessidade de políticas públicas mais efetivas para promover a resiliência e a adaptação a essas mudanças são questões urgentes.

O governo brasileiro tem tomado algumas iniciativas, como a elaboração de estudos setoriais pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para lidar com esses desafios. Estes esforços incluem planos de adaptação em áreas como energia, agricultura, cidades e transporte.

Vale ressaltar que entender e reconhecer a gravidade dessas ondas de calor é essencial para que possamos buscar soluções e medidas de prevenção. Estes eventos não são apenas uma preocupação dos especialistas, mas também da população em geral, que tem sentido diretamente os impactos dessas mudanças climáticas.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários