O calendário para declaração do imposto de renda 2023 já está aberto. Porém, para reduzir as chances de retenção e não pagar uma fortuna de imposto, vale conhecer os itens que você pode deduzir do imposto de renda. E, sobretudo, receber em restituição.
Mas, você sabe o que é deduzir do imposto de renda? Na prática, é reduzir a base de cálculo, ou seja, diminuir o valor sobre o qual aplica alíquota.
Quando se fala nos itens a deduzir do imposto de renda, são despesas e gastos passíveis de serem abatidos do valor total de renda declarada.
Veja quais são a seguir e, além disso, a documentação necessária para comprovação.
Que itens posso usar para deduzir o Imposto de Renda?
A princípio, chamamos de despesas dedutíveis os gastos no último ano e que, ao serem declarados no Imposto de Renda, podem reduzir o valor a pagar. Para isso, são analisados os gastos do ano de referência e, em seguida, aplicada a alíquota de tributação.
Sendo assim, no caso de haver despesas dedutíveis, o contribuinte tem a chance de reduzir esse valor tributável. Melhor ainda, esse desconto vem sob a forma de restituição.
Inicialmente, despesas como gastos médicos, educação, pensão alimentícia, contribuição previdenciária e doações são usadas para dedução do IR. Veja mais detalhes.
LEIA MAIS: Imposto de Renda 2023: veja se você estará ISENTO com as novas regras!
Educação
Aqui, cabem mensalidades de:
- creche ou pré-escola
- ensino fundamental ao superior
- ensino técnico
- pós-graduação
- mestrado e doutorado
Porém, não pode incluir material escolar, apostilas, uniformes e livros.
Gastos médicos
A lista dos itens para deduzir imposto de renda é ampla e, a princípio, inclui:
- exames
- fisioterapia
- tratamentos com psicólogos ou psiquiatra
- tratamentos odontológicos, exceto clareamento
- tratamentos de saúde fora do Brasil
- despesas hospitalares
- aparelho auditivo
- próteses e cadeira de rodas
- cirurgias plásticas que sejam para melhoria da saúde
Outras despesas a deduzir do imposto de renda
Além das despesas acima, também servem para reduzir o IR ,contribuições com a previdência, tanto pública quanto privada. Ainda, pensão alimentícia para pessoas com até 21 anos e que tenha determinação judicial.
Por fim, listamos gastos com dependentes, como cônjuge, irmãos menores de 21 sob a guarda do mais velho, filhos ou enteados com até 21 anos. Caso o jovemMEm tenha matrícula na universidade, o prazo se estende até 24 anos
Cuidados para reduzir o imposto de renda
Antes de mais nada, ao declarar o imposto de renda, é importante reunir todos os documentos que comprovem as despesas e gastos. Assim, anexe comprovantes de pagamentos, informe de rendimentos, notas fiscais e recibos.
Ademais, a Receita avalia o que é dedutível, principalmente considerando os benefícios ao contribuinte.
Em seguida, informá-los corretamente na declaração, para que o valor devido seja reduzido de forma legal e transparente.
É importante lembrar que existem limites e condições para a dedução de cada tipo de despesa e gasto. Por isso, é fundamental verificar as normas e instruções da Receita Federal para evitar erros e possíveis sanções.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários