Brazil Greece

»

»

Pedaço da Europa em Brasília deixará de existir em breve

| Em 17/08/2025 às 12:02

Em Brasília existe um pedaço da Europa que em breve vai desaparecer! Se você já visitou o maravilhoso Jardim Botânico de Brasília já viu esse pedaço. Estamos falando da floresta de pinheiros que existem lá há mais de 40 anos.

Esse lugar incrível me lembra muito o meu país, a Grécia, e parte de Portugal, onde você encontra muito essas árvores bonitas que infelizmente dão muito trabalho como vocês vão ver aqui.

Pois é, visitamos o Jardim Botânico uma semana atrás e infelizmente escutamos más notícias. Quem é amante de natureza com certeza não gostará de saber que a administração do jardim vai eliminar um dos ambientes mais bonitos que existem em Brasília.

No entanto, existem várias razões para isso acontecer. De acordo com a secretaria do Meio Ambiente: Mas, por que os pinheiros serão removidos do Jardim Botânico de Brasília?

Leia mais: Onde ficam as Ilhas Abençoadas da mitologia grega? Elas existem?

Por que os pinheiros serão removidos do Jardim Botânico de Brasília?

Os pinheiros fazem mal ao Cerrado

Como assim? As sementes dos pinheiros-bravos se dispersam pelo ar. Assim, como resultado, elas competem com plantas nativas e matam a flora ao seu redor.

Além disso, as folhas (acículas) e a resina dos pinheiros impedem que novas plantas nativas cresçam. Basta observar as áreas em que se encontram!

Oferecem risco às pessoas

Os pinheiros crescem muito rápido e a vida média deles é de 25 anos. Mas, como mencionamos, os pinheiros do JBB existem há mais de 40 anos.

O que significa isso? Assim, existe risco de queda que pode causar acidentes.

Aumentam o risco de incêndios

Os pinheiros infelizmente são árvores que aumentam muito o risco de incêndios. Por quê? Suas folhas e a resina são altamente inflamáveis, favorecendo a propagação rápida do fogo.

Além disso, os cones, que encontramos nas árvores, são os órgãos reprodutivos da árvore que quando pegam fogo explodem e, como resultado, aumentam o fogo muito rápido.

Leia mais: Quanto custa comer na Europa? Dicas para não passar fome (nem aperto)

Mas não se preocupe porque eles planejam substituir esses pinheiros

Pedaço da Europa em Brasília deixará de existir em breve

Segundo informações, a área será revitalizada com plantas típicas do cerrado.

Então, de acordo com a administração do JBB, o local será revitalizado com espécies nativas do Cerrado e um novo paisagismo que além de sombra, vai oferecer segurança e conforto aos visitantes.

O Jardim Botânico de Brasília vai retirar os pinheiros de suas áreas de visitação, como estacionamento, a área onde tem o restaurante que oferece espaço de piquenique, a partir de agosto.

Sobre os pinheiros do JBB

Por fim, aqui vão algumas curiosidades interessantes sobre os pinheiros do Jardim Botânico de Brasília! Você sabia que, de acordo com a secretaria do Meio Ambiente, os pinheiros do JBB são árvores originárias do hemisfério norte? Além disso, aqui no Cerrado, não fazem parte da vegetação nativa, então, por isso, causam desequilíbrios ambientais graves.

De qualquer forma, vamos esperar para ver os resultados. E, não fique triste, pois, se gostar de pinheiros, ainda pode visitar a Serra da Camanducaia que tem muitas.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: natureza

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários