Em Brasília existe um pedaço da Europa que em breve vai desaparecer! Se você já visitou o maravilhoso Jardim Botânico de Brasília já viu esse pedaço. Estamos falando da floresta de pinheiros que existem lá há mais de 40 anos.
Esse lugar incrível me lembra muito o meu país, a Grécia, e parte de Portugal, onde você encontra muito essas árvores bonitas que infelizmente dão muito trabalho como vocês vão ver aqui.
Pois é, visitamos o Jardim Botânico uma semana atrás e infelizmente escutamos más notícias. Quem é amante de natureza com certeza não gostará de saber que a administração do jardim vai eliminar um dos ambientes mais bonitos que existem em Brasília.
No entanto, existem várias razões para isso acontecer. De acordo com a secretaria do Meio Ambiente: Mas, por que os pinheiros serão removidos do Jardim Botânico de Brasília?
Leia mais: Onde ficam as Ilhas Abençoadas da mitologia grega? Elas existem?
Por que os pinheiros serão removidos do Jardim Botânico de Brasília?
Os pinheiros fazem mal ao Cerrado
Como assim? As sementes dos pinheiros-bravos se dispersam pelo ar. Assim, como resultado, elas competem com plantas nativas e matam a flora ao seu redor.
Além disso, as folhas (acículas) e a resina dos pinheiros impedem que novas plantas nativas cresçam. Basta observar as áreas em que se encontram!
Oferecem risco às pessoas
Os pinheiros crescem muito rápido e a vida média deles é de 25 anos. Mas, como mencionamos, os pinheiros do JBB existem há mais de 40 anos.
O que significa isso? Assim, existe risco de queda que pode causar acidentes.
Aumentam o risco de incêndios
Os pinheiros infelizmente são árvores que aumentam muito o risco de incêndios. Por quê? Suas folhas e a resina são altamente inflamáveis, favorecendo a propagação rápida do fogo.
Além disso, os cones, que encontramos nas árvores, são os órgãos reprodutivos da árvore que quando pegam fogo explodem e, como resultado, aumentam o fogo muito rápido.
Leia mais: Quanto custa comer na Europa? Dicas para não passar fome (nem aperto)
Mas não se preocupe porque eles planejam substituir esses pinheiros
Segundo informações, a área será revitalizada com plantas típicas do cerrado.
Então, de acordo com a administração do JBB, o local será revitalizado com espécies nativas do Cerrado e um novo paisagismo que além de sombra, vai oferecer segurança e conforto aos visitantes.
O Jardim Botânico de Brasília vai retirar os pinheiros de suas áreas de visitação, como estacionamento, a área onde tem o restaurante que oferece espaço de piquenique, a partir de agosto.
Sobre os pinheiros do JBB
Por fim, aqui vão algumas curiosidades interessantes sobre os pinheiros do Jardim Botânico de Brasília! Você sabia que, de acordo com a secretaria do Meio Ambiente, os pinheiros do JBB são árvores originárias do hemisfério norte? Além disso, aqui no Cerrado, não fazem parte da vegetação nativa, então, por isso, causam desequilíbrios ambientais graves.
De qualquer forma, vamos esperar para ver os resultados. E, não fique triste, pois, se gostar de pinheiros, ainda pode visitar a Serra da Camanducaia que tem muitas.
0 comentários