Conheça aqui a lenda do dia dos namorados, o Valentine’s day!
A Lenda do dia dos namorados
Antes de mais nada, sob o governo do imperador Cláudio, Roma se envolveu em muitas campanhas sangrentas. Então, o imperador tinha que manter um exército forte. Porém, não estava fácil conseguir que os soldados se juntassem a essas campanhas.
Inclusive, Cláudio acreditava que os homens romanos relutavam em se juntar ao exército por causa de sua forte ligação com suas esposas e famílias.
Então, para se livrar do problema, o imperador proibiu todos os casamentos e noivados em Roma. Porém, Valentim (Valentine) discordou deste decreto injusto e desafiou Cláudio. Assim, continuou a casar secretamente jovens apaixonados.
Porém, quando as ações de Valentim foram descobertas, Cláudio ordenou a sua prisão.
Depois que prenderam Valentim, o levaram até o imperador de Roma, que o condenou à morte. Depois de baterem nele com cassetetes, eles então cortaram sua cabeça.
A execução desta sentença ocorreu em 14 de fevereiro, por volta do ano 270.
Diz a lenda que, enquanto estava na prisão, Valentim deixou um bilhete de despedida para a filha do carcereiro, que se tornou sua namorada. Esta nota dizia ” Do seu Valentim” ( “From Your Valentine”).
Então, pelo seu grande sacrifício, Valentim foi santificado após sua morte.
A Origem de Valentim
A origem e identidade exata de Valentim não é clara.
Inclusive, de acordo com a Enciclopédia Católica, há menção nos primeiros monumentos do martírio de 14 de fevereiro, de pelo menos três santos de São Valentim diferentes, todos mártires.
Um foi sacerdote em Roma, o segundo, bispo de Interamna (hoje é a cidade de Terni na Itália) e o terceiro Valentim foi testemunha na província romana da África.
Além disso, as lendas variam sobre como ocorreu a associação do nome Valentim ao romantismo.
A data de sua morte pode ter sido misturada com Lupercália, uma celebração pagã do amor. É um dos festivais romanos mais antigos realizados todos os anos em homenagem a Lupercus, o deus primitivo da fertilidade na mitologia romana. Nesta festa, os nomes das moças eram colocados em uma caixa, da qual cada homem retirava um ao acaso.
Então, em 496 dC, o Papa Gelásio decidiu acabar com a Lupercália e declarou que 14 de fevereiro seria comemorado como o Dia dos Namorados (Valentine ‘s Day).
Aos poucos, 14 de fevereiro se tornou uma data para a troca de mensagens de amor, poemas e presentes simples, como flores.
Hoje, é uma importante celebração cultural, religiosa e comercial de romance e amor em muitas partes do mundo.
LEIA MAIS: 8 Ideias Incríveis E Criativas De Pedido De Casamento!
0 comentários