Brazil Greece

»

»

Machu Picchu na Europa? Isso mesmo! Conheça esse paraíso!

| Em 13/02/2024 às 09:03
Freepik.

Você sabia que existe uma Machu Picchu espanhola? Pois é, estamos falando da Aldeia Masca, povoado que fica no noroeste da ilha de Tenerife. Com apenas 80 habitantes, não é fácil de chegar. Mas, acredite, cada esforço para conhecer esta maravilha da natureza vale a pena!

A verdade é que Masca parece uma imagem de cartão postal. Certamente, uma das vilas mais bonitas das Ilhas Canárias, fica em um vale rodeado de penhascos, palmeiras e figueiras-da-índia.

Além disso, o ambiente dá a impressão de ter parado no tempo. Enquanto estiver por lá, impossível não passear pelas ruas sem pressa, conversar com os (poucos) moradores e, sem dúvidas, tomar um café.

Ah, e claro, tirar várias fotos para registrar este encanto que é o Machu Picchu espanhol.

Onde fica a Aldeia Masca?

Como comentamos, Masca fica no noroeste de Tenerife, uma das Ilhas Canárias. E não, chegar lá não é fácil! Só para ilustrar, é necessário seguir pela sinuosa estrada 436, a partir de Buenavista del Norte.

Mas, quando falamos em sinuosas, as curvas para a Machu Picchu espanhola são intensas, mesmo! A via parece um zigue-zague infinito, até chegar a uma altitude próxima aos 700 metros acima do nível do mar.

Ademais, em algumas partes do caminho, a estrada é tão estreita que não cabem dois carros juntos. Assim, um deles precisa encostar para dar passagem.

Ou seja, é preciso paciência para chegar à Aldeia Masca. E, por isso, a Machu Picchu espanhola sempre foi um canto estreito e perdido da civilização, mas o preferido dos piratas para não serem encontrados.

Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?

O que ver em Masca?

Uma viagem à Aldeia Masca, a Machu Picchu espanhola

Freepik.

Embora seja pequenina e tenha cerca de 80 habitantes, Masca não deixa nada a desejar sobre atrações. Tanto que os moradores se dedicam, basicamente, à gastronomia, artesanato e hotelaria.

A princípio, visite o mirante de Cherfe, que dá uma perspectiva única do povoado. Isso se dá sobretudo pela localização no meio de montanhas, e do mar, a poucos quilômetros de distância. Após tirar as inevitáveis fotos, é hora de descer para explorar cada canto da Aldeia Masca.

Mas, uma dica: apesar de o caminho ser curto, faça sem pressa! Ainda que as ruas íngremes tenham seu charme, podem te pregar uma peça. Neste caminho, há algumas paradas obrigatórias, por exemplo:

  • Ermida: capelinha que fica em uma praça aconchegante, recebe o visitante a partir de sua fachada de pedra coquete. A igreja foi construída no século XVIII, em homenagem à Imaculada Conceição.
  • Museu e centro de artesanato: sim, há um museu e um centro, ambos no interior de uma das casas da vila. As unidades se dão porque Masca é Bem de Interesse Cultural na categoria de Conjunto Histórico.
  • Visitar outros povoados da região, por exemplo, Las Portelas ou Teno Alto. Ainda que não sejam tão espetaculares, também têm seus cantos interessantes e curiosos.

Leia mais: Este é o único país europeu que fica em três continentes

Barranco de Masca, a joia da Machu Picchu espanhola

Uma viagem à Aldeia Masca, a Machu Picchu espanhola

Freepik.

Mas, além dos atrativos acima, a joia da coroa é o Barranco de Masca. A trilha tem cerca de 5 quilômetros, com percurso de aproximadamente três horas, por trecho.

Antes de mais nada, vale lembrar que a trilha que começa na Aldeia Masca, apesar de popular, requer preparo físico devido aos desníveis do caminho. Porém, leva das montanhas ao mar e, mais uma vez, um esforço que tem belas recompensas no final.

Só para ter uma ideia, ao chegar à praia, é possível contemplar um verdadeiro espetáculo ao pôr do sol, dependendo do horário que começar. E, para completar o passeio, vale pegar um barco até o porto dos Gigantes, na parte mais sudoeste da ilha.

Em suma, Masca, a Machu Picchu espanhola, é um dos tesouros que se escondem na geografia espanhola. Então, se estiver em Tenerife em busca das belas praias, passar um dia em Masca será o plus que você precisa para completar sua viagem pela região.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários