Brazil Greece

»

»

MAPA recolhe 10 marcas de azeite: veja se você as tem na mesa

| Em 16/03/2024 às 15:54
Freepik.

O azeite de oliva está presente na mesa de quase todo brasileiro. Com todos os seus benefícios, é difícil não usá-lo no nosso dia a dia. Porém, com o aumento dos preços recentes, essa aquisição tem se tornado mais difícil. De qualquer forma, volta e meia é possível encontrar azeites de oliva a melhores preços. Mas, é aí que entra a preocupação em relação ao produto ser falsificado. Inclusive, recentemente, houve uma importante operação conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e forças policiais no Brasil, resultando na suspensão das vendas e recolhimento de dez marcas de azeite de oliva extravirgem do mercado. Mas, quais são eles?

MAPA recolhe azeites de oliva

O Ministério da Agricultura e Pecuária recolheu dez marcas de azeite de oliva do mercado. Esta ação ocorreu após a identificação de um esquema ilícito envolvendo a adulteração, importação e distribuição de azeites fraudados.

Durante a Operação Getsêmani, realizada em cidades como Saquarema (RJ), Natal (RN), Recife (PE) e São Paulo (SP), ocorreou o fechamento de uma indústria clandestina em Saquarema. Resultando na apreensão de mais de 1.000 litros de azeite de oliva fraudado. Além de embalagens e rótulos. Estes produtos estavam em condições sanitárias inadequadas e representavam riscos à saúde pública. Além de configurarem concorrência desleal.

O ministério também enfatiza que as empresas devem comunicar a pasta ao recolherem os produtos, para que se tomem as ações fiscais adequadas.

Leia mais: Você gosta de queijo? Estes 2 famosos estão em risco de extinção

Quais as marcas retiradas do mercado?

Na ocasião, houve o recolhimento dos mercados varejistas e atacadistas as marcas: Alcântara, Vincenzo, Terra de Óbidos, Serra Morena, Az Azeite, Almazara, Don Alejandro, Escarpas das Oliveiras, Mezzano e Uberaba.

Leia mais: Quando o preço do azeite de oliva vai cair? Veja as previsões

A falsificação de azeite vai dessa operação

Esse tipo de fraude não é um caso isolado no Brasil. A Polícia Federal, em outra operação denominada Lampante, apreendeu garrafas de um produto vendido como azeite de oliva, que, na verdade era uma mistura de óleos de soja e girassol com alta acidez, tornando-o impróprio para consumo.

A adulteração do azeite de oliva é um problema recorrente devido ao seu alto valor de mercado e propriedades benéficas para a saúde, como alta concentração de ácido oleico e presença de antioxidantes naturais. Assim, essas características fazem com que o azeite seja suscetível a fraudes. Por exemplo, a mistura com óleos mais baratos ou a comercialização de azeite lampante, não comestível, como se fosse azeite de oliva de qualidade.

No Brasil, a qualidade do azeite é regulamentada pela resolução da ANVISA e pela Instrução Normativa do MAPA, que se baseiam em padrões internacionais. No entanto, a detecção de fraudes é desafiadora devido à complexidade das técnicas analíticas necessárias. Assim, os consumidores devem estar atentos às informações na embalagem do produto e preferir marcas confiáveis. Além de estar cientes de seus direitos no caso de comprarem produtos adulterados.

Dessa forma, a consciência e a informação são essenciais para garantir que o azeite consumido seja de qualidade e seguro.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

Tags: azeites

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários