BrasilCuriosidades

7 marcas que não existem mais no Brasil e deixaram saudades

7 marcas que não existem mais no Brasil e deixaram saudades
By     -   On

Se você foi criança ou jovem nas últimas décadas, deve lembrar de algumas marcas que marcaram gerações e hoje são apenas memórias nostálgicas. Com a evolução do mercado e a chegada de novas tecnologias, muitas dessas empresas acabaram desaparecendo. Por isso, para que você mergulhe na nostalgia, separamos aqui algumas marcas que se destacaram no passado. Por isso, relembre sete marcas que não existem mais e deixaram saudades nos corações dos brasileiros.

Marcas que não existem mais e que deixaram saudades

1. Kodak

Quem nunca teve uma câmera Kodak ou não se divertiu revelando fotos em uma loja da marca? A Kodak foi uma das empresas mais queridas no ramo da fotografia. Na década de 1970, a companhia detinha 80% das vendas de câmeras e 90% do mercado de filmes fotográficos. No entanto, a chegada da tecnologia digital foi o início do fim para a Kodak, que não conseguiu se adaptar à nova realidade.

Leia mais: Quanto custa assistir aos Jogos Olímpicos de Paris? Descubra!

2. Kichute

Você se lembra dessa marca? Caso você tenha nascido após os anos 80-90, pode ser que não. Isso porque nos anos 1970 e 1980, o kichute foi um calçado muito popular entre os meninos que curtiam futebol. Dessa forma, combinando características de tênis e chuteira, o kichute ganhou destaque após a Copa do México, quando o Brasil conquistou seu segundo título mundial.

Então, a marca atingiu um enorme sucesso, vendendo 9 milhões de pares em um único ano. Mas a ascensão de marcas esportivas internacionais no Brasil nos anos 1990 fez com que o kichute desaparecesse do mercado.

3. Celulares da Blackberry

Você já deve ter ouvido falar em várias marcas de celular. Mas, você se lembra dessa? A Blackberry foi uma das marcas mais importantes no mundo dos celulares. Inclusive, em 2007, ela dominava mais de 50% do mercado nos Estados Unidos. No entanto, com a chegada do iPhone e a revolução do touch-screen, a Blackberry perdeu espaço por não acompanhar as inovações tecnológicas. Assim, uma das marcas mais famosas do início da era dos smartphones tornou-se uma lembrança distante.

Leia mais: Brasil vs Grécia: hábitos gregos à mesa que irão te surpreender

4. Arapuã

A Arapuã foi uma gigante do setor de eletrodomésticos no Brasil, chegando a operar 265 lojas e empregando mais de 2 mil funcionários em seu auge. No entanto, devido a dificuldades financeiras, a Arapuã S/A foi declarada falida em 2009 pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Apesar do triste desfecho, o slogan “Arapuã, ligadona em você” foi uma marca registrada da empresa e continua sendo lembrado por muitos brasileiros.

5. Atari

A Atari foi pioneira no mundo dos consoles de videogames nos anos 1980. Quem nunca jogou clássicos como Pong ou Space Invaders? No entanto, a concorrência acirrada com empresas como Nintendo e a rápida evolução dos consoles levou a Atari a uma crise, resultando no enterro de milhares de fitas não vendidas e grandes prejuízos.

Leia mais: O carro da Toyota que recebeu seu nome da mitologia grega, um grego conta

6. Livraria Saraiva

Em 2023, os amantes de livros enfrentaram uma perda significativa com a falência da Livraria Saraiva. A empresa, que foi um ícone no mundo literário brasileiro, teve sua falência decretada pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo devido a uma dívida de R$ 675 milhões. Certamente, era uma das maiores redes de livrarias do país.

7. Blockbuster

Por fim, quem nunca locou filme em uma locadora? Se você também adorava a hora de ir à locadora escolher o melhor filme para o final de semana, provavelmente já ouviu falar na Blockbuster. Porém, essa gigante das locadoras de filmes está entre as marcas que não existem mais e perdeu espaço com o surgimento dos serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. Afinal, a experiência de ir à locadora e escolher um filme para o fim de semana virou história.

Júlia de Almeida

Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.