Brazil Greece

»

»

Agora cães e gatos deverão ter ‘RG’ de acordo com nova lei: já registrou o seu?

| Em 08/08/2023 às 16:00

Proteção e reconhecimento para nossos amigos peludos: uma nova lei entra em vigor garantindo que cães e gatos tenham sua própria identificação oficial, similar ao Registro Geral (RG) dos humanos.

Fim da anonimidade

Essa iniciativa inovadora visa assegurar a segurança, bem-estar e responsabilidade na criação e cuidado de animais de estimação. Confira os principais pontos dessa emocionante mudança.

LEIA MAIS: Por que os cachorros lambem os donos? NÃO é o que você sempre pensou

Identificação e rastreabilidade

A partir de agora, todos os cães e gatos deverão ser registrados e receber um documento de identificação único, denominado “RG Animal”.

Esse registro conterá informações vitais sobre o pet, como nome, raça, data de nascimento, cor, sexo e o nome do proprietário. Isso facilitará a localização dos tutores em caso de perda, fuga ou emergências, além de ajudar a combater o abandono e maus-tratos.

Combate ao tráfico de animais

A nova lei também visa combater o tráfico de animais, um crime que infelizmente ainda é recorrente. Com a implementação do “RG” para cães e gatos, será mais difícil para traficantes atuarem no mercado ilegal de animais de estimação, pois os animais terão uma documentação oficial e rastreável.

Facilitação de adoções responsáveis

O documento de identificação do pet será uma ferramenta valiosa para abrigos e organizações de resgate de animais. Com informações detalhadas sobre o animal e o dono anterior, os abrigos poderão tomar decisões mais informadas ao realizar adoções, garantindo que os animais sejam encaminhados para lares responsáveis e amorosos.

LEIA MAIS: 5 sinais de que o seu cachorro é a sua alma gêmea

Bem-estar dos animais

Ao garantir que todos os cães e gatos tenham seu “RG” oficial, os órgãos de proteção animal poderão monitorar melhor o número de animais de estimação em uma determinada região.

Isso ajudará a tomar medidas para prevenir superpopulação, melhorar a saúde pública e promover campanhas de conscientização sobre a posse responsável.

LEIA MAIS: Descubra qual foi a estrela de Hollywood que vendeu o seu pet para sobreviver

Conscientização sobre a importância dos animais

A implementação do “RG Animal” também tem um papel educativo na sociedade, destacando a importância dos animais de estimação como membros da família.

A nova legislação incentiva a sociedade a tratar os cães e gatos com o respeito e os cuidados que eles merecem, enfatizando a responsabilidade que vem junto com a adoção e posse de um pet.

Como realizar o registro?

Basta acessar o site do órgão responsável e concluir o processo incluindo as informações do animal. Após isso, é necessário o pagamento de uma taxa de inclusão no município.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: animais | leis

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

0 comentários