Muitas pessoas me perguntam se vale a pena viajar para a Grécia em setembro para passar férias! Para quem não sabe, o verão na Grécia começa oficialmente em junho e termina no final de agosto. Esse período é considerado a alta temporada, pois é quando o turismo na Grécia atinge o pico.
No entanto, nos últimos anos, a temporada se estende até setembro, quando as temperaturas na Grécia continuam altas, fazendo com que muitos turistas visitem as ilhas gregas para nadar nas águas cristalinas do Mediterrâneo e aproveitar o famoso “verão grego”.
Especificamente, de meados de setembro até o início de outubro, há bastante movimento nos melhores destinos gregos, mas não tanto quanto o superlotado período de julho e agosto. Os preços caem um pouco e há disponibilidade de acomodações em todos os lugares. Hoje vou revelar os melhores destinos na Grécia para o mês de setembro.
Salônica
Thessaloniki, também conhecida como Salônica. Imagem: brazilgreece.
Pode ser que você não esperasse por uma cidade na lista, mas neste caso estamos falando de Salônica, uma cidade portuária, próxima a regiões com praias incríveis, como a Península de Calcídica. Além disso, a cidade começa a ganhar vida novamente com o retorno dos estudantes universitários, que aproveitam antes do início das aulas.
As temperaturas em setembro em Salônica variam entre 17 °C e 28 °C, com uma média de cerca de 21 °C. O mar, que mantém a temperatura em torno de 24 °C, é ideal para banho, e os dias são ensolarados, com cerca de 10 horas de sol por dia.
Em setembro, Salônica se anima com muitos eventos e festivais. De 6 a 14 de setembro, a Feira Internacional de Salônica (ΔΕΘ) recebe exposições, atividades culturais e shows, atraindo mais de 250.000 visitantes.
Segue-se o Street Mode Festival (12–14 de setembro), um dos maiores festivais de cultura de rua na Grécia, com música, arte e esportes.
De 24 a 28 de setembro ocorre o Reworks Festival, festival internacional de música eletrônica e cultura, com participação de artistas do mundo todo, enquanto de 26 a 28 de setembro a cidade recebe o Agua Salsa Festival, dedicado à música e dança latina, com workshops e festas.
Se você não é fã da cidade, ao redor há pequenas vilas e localidades como Peraia e Nea Michaniona, onde é possível nadar nas praias e depois se divertir nos bares locais com vista para o Mar Egeu e, ao fundo, o majestoso Monte Olimpo.
Para quem gosta de história e cultura, Salônica também é um excelente ponto de partida. A uma curta distância estão Pella e Vergina, cidades históricas onde floresceu a cultura macedônica. Lá você encontrará sítios arqueológicos únicos, como palácios e túmulos reais, que transportam o visitante a outra época, revivendo a glória de Alexandre, o Grande, e de seus antepassados.
Leia mais: Nesta cidade, quase todo mundo vive embaixo da terra; confira
Nauplia
Náuplia.
Embora não seja tão conhecida no exterior quanto Atenas, Nauplia já foi a capital do recém-criado Estado grego após a vitória dos gregos sobre o Império Otomano.
Portanto, é fácil entender a importância histórica da cidade. Segundo a mitologia, foi fundada por Nauplio, filho de Poseidon e da danaide Amimone.
Sua história cultural começa na pré-história, passando pela Expedição dos Argonautas e pela Guerra de Troia, declinando na época romana e se recuperando no período bizantino; franceses, venezianos e turcos deixaram suas marcas na cidade. Muralhas antigas, castelos medievais, monumentos, fontes otomanas e edifícios venezianos e neoclássicos transportam você por essa cidade histórica.
Setembro é ideal para visitar Nauplia, com clima ameno, menos turistas e um rico programa cultural. As temperaturas variam entre 18 °C e 28 °C, oferecendo condições confortáveis para passeios pelas ruas pitorescas e visitas a atrações como Palamidi e Bourtzi.
Além disso, em setembro acontecem importantes festivais. O Great Days of Nemea (5–7 de setembro) celebra a tradição do vinho com degustações e eventos. Em 8 de setembro, a Festa da Panagia Karathona atrai fiéis e visitantes com cerimônias religiosas e tradições locais.
Para os amantes da música, em setembro há concertos e festivais de música clássica em locais históricos da cidade. Também continua até 12 de setembro o programa de cinema de verão Fougaro Summer Cinema.
Se você quer aproveitar Nauplia com tranquilidade, sem a multidão do verão, setembro é a melhor escolha.
Leia mais: O que aconteceu em Mykonos? Influenciador quebra o silêncio após tragédia
Chania (Creta)
Chania. Fonte: Freepik.
Se você planeja viajar em setembro, não há dúvida de que Chania é um dos lugares mais ideais para essa época. Por quê?
Embora setembro ainda faça parte da temporada turística, as grandes multidões de julho e agosto já foram embora, tornando tudo mais fácil para moradores e turistas.
O clima permanece quente, mas sem o calor sufocante do verão, o mar é perfeito para banho, e praias famosas como Elafonissi, Balos e Falassarna estão mais tranquilas e agradáveis.
Recomenda-se ficar na cidade ou perto dela para aproveitar as caminhadas noturnas na Cidade Velha Medieval e no Porto Veneziano.
Na cidade, vale a pena passear pelas ruas da antiga cidade e pelo porto veneziano com o farol ao pôr do sol, enquanto os mais aventureiros podem fazer trilhas no Desfiladeiro de Samaria ou excursões a vilarejos e à Lagoa Kournas.
Também há vilarejos como Kissamos, Apokoronas e Sfakia, para conhecer a tradição cretense.
E claro, a culinária cretense é imperdível: pratos tradicionais como dakos, kalitsounia, gamopilafo e peixes frescos em tavernas à beira-mar, acompanhados de tsikoudia ou raki com mel.
Muitos visitantes que voltam à Creta preferem viajar nessa época, quando o clima e as condições para nadar são ideais.
Syros
Freepik.
Embora seja a capital das Cíclades, Syros difere da imagem estereotipada das ilhas brancas com cúpulas azuis, como Mykonos e Santorini.
A ilha lembra mais um destino italiano do que grego, devido à influência da Dominação Veneziana e da presença europeia, que moldaram tanto a arquitetura da ilha – especialmente os edifícios neoclássicos em Ermoupoli, quanto a religião, pois a ilha abriga tanto igrejas ortodoxas quanto muitas igrejas católicas.
Apesar de receber turistas principalmente no verão, Syros floresce o ano inteiro. Pequena, bonita e facilmente acessível a partir de Atenas, é o destino perfeito para quem planeja viajar para a Grécia em setembro.
Embora a ilha tenha muitas praias com restaurantes e bares, o que mais encanta são as ruas estreitas de Ermoupoli, combinadas com edifícios neoclássicos do século XIX, criando cenários únicos. Os grandes templos católicos e a vista da Áno Syros roubam a cena.
No coração de Ermoupoli está a impressionante Praça Miaouli com o imponente edifício neoclássico da prefeitura, enquanto o histórico Teatro Apolo lembra a Scala de Milão e recebe apresentações durante o ano inteiro. O bairro de Vaporia, com ruas de mármore e mansões, emana uma atmosfera aristocrática, e na Áno Syros destacam-se a igreja católica de Agios Georgios e o Castelo do século XIII, oferecendo vistas deslumbrantes do Egeu.
Em Ermoupoli também se destacam a igreja ortodoxa de Agios Nikolaos e a igreja à beira-mar de Agios Stefanos, em Galissas, construída em uma caverna e impressionando os visitantes. Para momentos de relaxamento, as praias Galissas, Kini e Delfini oferecem águas limpas e ambiente pitoresco, enquanto o Museu Arqueológico e o Museu Industrial de Ermoupoli proporcionam uma visão completa da história e da herança cultural de Syros.
Setembro em Syros é repleto de eventos culturais que destacam a rica herança da ilha e a criatividade contemporânea.
Corfu (Kerkyra)
Setembro é um bom mês para aproveitar tanto as praias quanto os pontos turísticos de Corfu, já que o calor diminui um pouco. No entanto, isso não é ideal para quem quer nadar, pois as águas do Mar Jônico já estão mais frias. Ainda assim, com o calor do dia, há maneiras de se refrescar.
Outro ponto positivo é o fácil acesso a partir da Grécia continental, tornando Corfu adequada para todos os tipos de viajantes: famílias, casais e grupos de amigos.
A cidade é uma das mais belas do país, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e esconde dezenas de tesouros, como o Castelo Antigo e Novo, a Praça Spianada, o Palácio de São Miguel e São Jorge e a rua pedonal Liston.
Fora da cidade, há atrações importantes, como Mon Repos, Achilleion, a famosa Ilha do Mouse (Pontikonisi), Angelokastro e a Paleá Perithia.
Quanto às praias, há opções para todos os gostos: de praias de areia, organizadas, a praias desertas. Algumas favoritas são Paleokastritsa, Issos, Agios Georgios Pagon, Canal of Love, Glyfada e Agios Gordios.
0 comentários