Imagine viver em um lugar onde todos se conhecem, e a tranquilidade e a segurança são tão presentes que os moradores nem sequer trancam as portas de casa. Bem-vindo a Serra da Saudade, a cidade menos populosa do Brasil! Por lá, até o bolo de aniversário da cidade dá para todo mundo e até tem gente sem vizinhos!
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse pequeno município no Centro-Oeste de Minas Gerais, abriga apenas 833 moradores. Por isso, o ritmo é tranquilo, as festas são animadas e o contato humano é mais do que uma simples formalidade.
A vida na cidade menos populosa do Brasil
A princípio, o título de menor município do Brasil pertence à Serra da Saudade há uma década. Sendo assim, desbancou Borá, no interior de São Paulo. E, como tamanho não é documento, a cidade conquista quem a visita com suas histórias curiosas e atmosfera acolhedora.
Só para ilustrar, a Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Geraldo, tem apenas uma casa. Sim, na cidade menos populosa do Brasil, o representante comercial Luiz Alberto de Jesus Cecílio mora apenas com a esposa, filha e sogra. Embora a expectativa seja de que novos moradores cheguem em breve, por enquanto, a família, literalmente, uma rua para chamar de sua.
Outra curiosidade sobre a Serra da Saudade diz respeito ao aniversário da cidade. Da mesma forma que outros municípios, a festa tem bolo comemorativo e tudo. Porém, a diferença é que cada habitante recebe um pedaço de bolo. Ou seja, ninguém fica de fora! A ideia é fortalecer o senso de união e pertencimento dos moradores. Com isso, o aniversário da cidade se transforma em um evento memorável.
LEIA MAIS: Conheça a cidade da França que é considerada mais bonita que Paris
Segurança
Um aspecto importante que chama a atenção na cidade menos populosa do Brasil é a segurança. Com sua reduzida população, Serra da Saudade proporciona um ambiente seguro e tranquilo para os moradores. Ainda que conte com um destacamento da Polícia Militar composto por quatro militares, qualquer pessoa que chega em um veículo diferente passa por uma abordagem rotineira.
Assim, há maior controle e prevenção de delitos. Como resultado, a cidade não registra casos de homicídio há décadas, um feito notável em tempos em que a segurança é uma preocupação constante.
Curiosidades sobre a cidade menos populosa do Brasil
Já sabemos que a Serra da Saudade é o menor município do Brasil. Mas, além disso, a cidade tem algumas peculiaridades que a tornam ainda mais encantadora:
- Território amplo: o território de Serra da Saudade é equivalente ao da capital mineira, Belo Horizonte, com uma extensão de 335 km quadrados.
- Bairros: a cidade possui apenas dois bairros – Centro e São Geraldo.
- Infraestrutura local: possui um posto de saúde para atendimentos básicos. Mas, os moradores dependem de cidades vizinhas, como Dores do Indaiá, para serviços especializados.
- Comércio local: a cidade menos populosa do Brasil conta com dois supermercados, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares.
- Ceia de Natal especial: os moradores são servidos por garçons com um farto banquete, que inclui peru, frios, frutas e outras delícias.
- Estabilidade política: alguns secretários, como os da Educação, Cultura e Saúde, ocupam seus cargos há quase 20 anos.
- Liderança contínua: o atual prefeito de Serra da Saudade é Alaor Machado, que está em seu 5º mandato.
LEIA MAIS: Esconderijos e passagens secretas que realmente existem e você não sabia
As menores cidades do Brasil
O Censo 2022 também mostrou, além da cidade menos populosa do Brasil, outras nove com o menor número de habitantes. Veja quais são:
- Borá (SP): 907 habitantes
- Anhanguera (GO): 924 habitantes
- Araguainha (MT): 1010 habitantes
- Nova Castilho (SP): 1062 habitantes
- Cedro do Abaeté (MG): 1081 habitantes
- André da Rocha (RS): 1135 habitantes
- Oliveira de Fátima (TO): 1164 habitantes
- União da Serra (RS): 1170 habitantes
- São Sebastião do Rio Preto (MG): 1259 habitantes
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários