Sabemos que a empresa precisa possuir o diferencial frente às outras, por isso, seus funcionários devem ter essas diferenças de forma muito intrínsecas. No entanto, como diz o ditado, “nem tudo que reluz é ouro”, por isso os gestores sempre falam mentiras sobre inovação, sobretudo nas entrevistas de emprego.
4 mentiras comuns que os gestores contam sobre inovação
“Precisamos de pessoas criativas”
Na realidade, nenhum gestor ou líder saberia lidar com um funcionário realmente criativo. Se olharmos para a história, pessoas realmente criativas são sempre aquelas “fora da curva” e que não conseguem viver sob regras. No entanto, funcionários obedientes e submissos são sempre os queridinhos deles, o que é contraditório.
Por isso, eles não querem os verdadeiros criativos e sua rebeldia, o que eles querem são pessoas que dizem ser criativas. Com isso, se a criatividade, seja da forma que for, é realmente necessária, os gestores precisam manter a mente aberta para as mudanças.
“Não temos competidor direto”
Entrar para uma empresa que não sofre com a concorrência é um sonho, afinal, a ameaça não existe e trabalhar tranquilamente deve ser a realidade. No entanto, essa mentira afasta muitas pessoas, principalmente investidores, pois atualmente isso é praticamente impossível.
Fica muito mais digno o gestor mostrar o diferencial da empresa, bem como as táticas para driblar a concorrência, do que falar isso para um funcionário ou candidato à vaga. Lembre-se: a verdade sempre vem à tona, mas seria muito pior omiti-la desde o início.
LEIA MAIS: 4 dicas para melhorar a sua comunicação e se destacar em qualquer lugar
“A nossa empresa é inovadora”
Duvide muito quando um líder fala que a empresa é inovadora, às vezes isso significa mais o seu desejo de ser do que o que realmente é. Portanto, é importante levantar suspeitas quando alguém fala isso abertamente sobre a empresa, afinal, mostrar a inovação é diferente de apenas se dizer ser inovador.
“A inovação deve nascer com você”
Não podemos negar que existem pessoas que já possuem uma predisposição para a inovação, empreendedorismo e tudo que envolve esse mundo. No entanto, não podemos nos limitar a isso.
Com isso, gestores que falam que a inovação não pode ser ensinada não apenas estão mentindo, como também acabam “cortando as asas” do seu grupo de funcionários ou futuros profissionais. Isso se dá, pois, atualmente, ferramentas podem fazer com que o ensino sobre inovação seja alcançado com sucesso.
Gostou das curiosidades? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários