Brazil Greece

»

»

Moscato: veja o melhor vinho doce do mundo, por um barman

| Em 09/01/2024 às 17:40

É difícil encontrar alguém que prefira vinho doce ao tinto. Mas se você já experimentou o Moscato, não há dúvida de que vai adorar. Se você está procurando um vinho doce e leve que seja perfeito para uma ocasião especial ou apenas para relaxar em casa, esse vinho é uma ótima opção.

O que é Moscato?

Também chamado de Muscat em países de língua inglesa e Moscatel na Espanha e em Portugal. É uma das variedades de uva mais antigas e amplamente cultivadas em todo o mundo. Com raízes que remontam a regiões do Oriente Médio, a uva Moscato tem sido utilizada na produção de vinhos desde os tempos da Grécia Antiga. É famoso por seus sabores doces de pêssegos e flor de laranjeira. Também por ter um teor alcoólico mais baixo do que outros vinhos espumantes. A uva Moscato existe há milhares de anos e inclui mais de 200 tipos diferentes da variedade pertencente à espécie Vitis Vinifera.

Leia mais: As 10 melhores vinícolas do vinhedo vulcânico de Santorini!

Tipos de vinho Moscato

O Moscato está disponível em diversos estilos de vinho, como Moscato Espumante e Semi-Espumante, Moscato Tranquilo, Rosé, Tinto e vinhos de sobremesa Moscato.

Os dois principais estilos de Moscato são o italiano Moscato d’Asti, que é semi-espumante, e o Asti Spumante, que é totalmente espumante. Ambos apresentam bolhas leves com um sabor doce e baixa acidez. Outro estilo popular é o Moscato Rosé.

Leia mais: Por que você deveria usar o truque do papel alumínio nas bananas?

Os melhores vinhos da variedade

Moscato d’Asti

É um Vinho branco doce elaborado com a uva homônima cultivada na região de Asti. Moscato d’Asti tem a classificação de vinho DOCG mais alta da Itália e é feito a partir da uva Moscato Bianco (também conhecida como Muscat Blanc à Petits Grains) – uma uva de mil anos (aproximadamente) mais antiga que o Cabernet Sauvignon. Esses vinhos têm um perfume lindo, com aromas de tangerina, pera madura, flor de laranjeira e madressilva no paladar.

O vinho pode ser doce, mas os níveis de álcool são surpreendentemente baixos! O Moscato d’Asti tem tipicamente apenas 5,5% de álcool por volume (ABV). Uma garrafa média de vinho tem 12-13% ABV. Por isso, o d’Asti é uma ótima escolha para bebedores leves.

O estilo semi-espumante (em italiano: vinho frizzante) dá a impressão de que o vinho levemente doce. No entanto, uma garrafa típica de Moscato d’Asti tem cerca de 90-100 g/L de açúcar residual (comparativamente, um refrigerante de cola tem cerca de 115 g/L).

Obs.: O status DOCG certifica que um vinho vem de um lugar específico, é produzido de uma determinada maneira e usa as uvas clássicas da Itália.

Moscato rosa

É um adorável vinho branco com nuances de vermelho, disponível em estilos tranquilo e espumante. Uma mistura de uvas Muscat e um pouco de Merlot, com sabores e aromas mais frutados, como morango. Além disso, esse doce parente do famoso Moscato italiano oferece uma experiência vinícola saborosa, com seu paladar divertido e indulgente.

Qual é o teor alcoólico desse vinho?

Muitos moscatos são populares porque tem baixo teor alcoólico (cerca de 5-6%), enquanto o vinho branco tem muito mais alto, de 12%. Além disso, é comum que o façam em um estilo mais leve, com bolhas finas e delicadas. Aina, você também pode encontrar esse vinho doce como ingrediente principal em muitos coquetéis.

Leia mais: Você sabe o que é degustação horizontal e vertical de vinho? Descubra

O que harmoniza com Moscato?

Esse vinho harmoniza bem com: peixes, carnes e aves, queijos e sobremesas leves.

Como servir este vinho espumante doce semi-seco?

Serve-ser o Moscato ligeiramente gelado em um copo de vinho branco ou em um copo de tulipa para vinho espumante.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários