Brazil Greece

»

»

Mudança nos remédios do Brasil já está valendo e irá pesar no bolso

| Em 01/04/2024 às 07:33
Freepik.

Quem for comprar medicamentos deve preparar o bolso! O preço dos remédios está 4,5% mais alto, em todo o país. O reajuste, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para os fabricantes, passou a valer neste domingo (31/3). O repasse pelas farmácias pode ser integral ou gradual, ao longo do ano.

Em nota, o Ministério da Saúde aponta que o reajuste anual dos medicamentos em 2024 é o menor índice desde 2020. Ademais, a porcentagem não representa um aumento automático nos preços, mas sim um teto máximo permitido para as empresas farmacêuticas.

De acordo com a resolução, os fabricantes devem divulgar amplamente os novos preços dos produtos, que não podem ultrapassar os valores publicados pela CMED. Além disso, as farmácias têm a opção de aplicar o reajuste de 4,5% de uma só vez ou parcelá-lo ao longo do ano.

A medida visa equilibrar os custos e garantir o acesso aos medicamentos.

Como o novo preço dos remédios é estabelecido?

De modo geral, o índice de reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Trata-se do principal parâmetro utilizado para ajustar os valores de bens e serviços.

Para isso, o IPCA considera a inflação oficial do país. Neste sentido, avaliou o período de março de 2023 a fevereiro de 2024. Com relação ao preço dos remédios, o ajuste visa compensar os custos de produção acumulados nos últimos 12 meses e impacta cerca de 13 mil produtos.

Mas, vale ressaltar que o cálculo anual desse reajuste é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Assim, o objetivo é garantir o equilíbrio entre os interesses da indústria farmacêutica e a acessibilidade dos medicamentos para a população.

Sendo assim, as empresas farmacêuticas podem ajustar os preços dos seus produtos apenas uma vez por ano. Ademais, a ANVISA utiliza uma fórmula específica para calcular o reajuste, considerando diversos fatores como a inflação, a produtividade do setor e os custos de produção.

Leia mais: Cia aérea: uma das melhores do mundo deve voltar ao Brasil!

Como lidar com o reajuste dos medicamentos?

Se o preço dos remédios subiu, resta saber como não comprometer o orçamento. Deste modo, vale pensar em algumas estratégias, sobretudo por se tratar de produtos essenciais. Por isso:

  • Pesquise preços em diferentes farmácias: utilize ferramentas online ou compare preços presencialmente para encontrar o melhor custo-benefício.
  • Considere medicamentos genéricos: os genéricos são equivalentes aos medicamentos de referência em termos de qualidade, segurança e eficácia, mas geralmente são mais baratos.
  • Converse com seu médico: busque alternativas terapêuticas mais acessíveis, como medicamentos com princípios ativos similares ou programas de desconto para pacientes com doenças crônicas.

Mas, seja qual for o preço dos remédios, sempre compre medicamentos com receita médica. A automedicação, ainda que uma prática comum, traz riscos a médio e longo prazo à saúde, hein?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

0 comentários