Brazil Greece

»

»

Mudança importante para quem é MEI ocorrerá a partir de setembro

| Em 30/08/2023 às 08:00

Nos últimos anos, os Microempreendedores Individuais (MEIs) testemunharam uma série de alterações em suas obrigações e direitos.

Contudo, a partir de setembro de 2023, uma das maiores transformações entrará em vigor: a emissão de notas fiscais não será mais realizada por sistemas individuais.

Com isso, surgiram várias dúvidas sobre como conduzir esse procedimento e sobre a razão por trás dessa medida.

Por que a emissão de nota fiscal vai passar por mudanças?

De acordo com o Governo Federal, essa é uma estratégia para padronizar a emissão de documentos entre microempreendedores, mesmo que sejam de diferentes cidades.

Atualmente, cada município possui um sistema próprio, o que tornava os processos interestaduais e intermunicipais ainda mais demorados e burocráticos.

Agora, o local de emissão da nota fiscal será através do sistema nacional, o que pode até mesmo facilitar a vida dos empreendedores.

Com isso, as prefeituras podem optar por fechar os seus portais ou mantê-los apenas para que as notas sejam preenchidas. No entanto, será necessário a adaptação do layout para o mesmo do nacional.

Logo, para economizar recursos, a probabilidade de que a maioria deles seja encerrada é bem alta.

Ainda assim, cada MEI deverá verificar o que o seu município estabeleceu de acordo com a Resolução 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Leia mais: Caixa Tem emite comunicado importante para mais de 20 milhões de pessoas

Como os MEIs serão afetados?

A partir de 1º de setembro, os MEIs que preferirem a emissão de nota fiscal no sistema nacional, poderão utilizar o site NFS-e ou o aplicativo NFSe Mobile (Android, iOS).

Até então, a expectativa é de que o processo para emissão das notas seja mais simples, então os microempreendedores poderão poupar alguns esforços.

Além disso, a curva de aprendizado inicial é bem rápida, visto que o sistema nacional conta com um layout mais moderno e amigável para novos usuários.

No final, alguns MEIs podem ter certa dificuldade com a adaptação, mas é algo bastante comum em transições e que será compensado com o tempo.

Ou seja, os esforços para utilizar um novo sistema podem resultar em muitos benefícios, como processos burocráticos menos trabalhosos e mais fluidez no cotidiano.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: negócios

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários