Curiosidades

Não podem faltar! 4 frutas que dão sorte na Ceia de Ano Novo

Não podem faltar! 4 frutas que dão sorte na Ceia de Ano Novo
By     -   On

A ceia de Ano Novo é uma tradição que envolve muitos rituais e superstições ao redor do mundo. Inclusive, uma dessas tradições é acreditar que certas frutas podem trazer sorte para o próximo ano. Por isso, aqui você verá quais frutas que são sinônimos de sorte para garantir um ótimo 2024.

Frutas que dão sorte e não podem faltar no Ano Novo

Uvas

As uvas são uma das frutas mais populares associadas à sorte na ceia de Ano Novo. Essa tradição tem origem na Espanha, onde é comum comer 12 uvas à meia-noite, representando os 12 meses do ano. Cada uva deve ser consumida no ritmo dos 12 badalos do relógio. Diz-se que quem consegue comer todas as uvas sem engasgar terá um ano cheio de prosperidade.

Leia mais: Dá para aumentar as chances de ganhar na Mega da Virada? Veja essas dicas

Romã

Essa fruta associa-se à sorte e à fertilidade e essa crença vem desde a Grécia Antiga. Naquele tempo, acreditava-se que a romã simbolizava a abundância e a prosperidade. Então, na ceia de Ano Novo, é comum quebrar uma romã e contar o número de sementes para prever quantas riquezas virão no próximo ano. Uma tradição que os gregos e boa parte do mundo mantêm até hoje.

Maçã

A importância do papel da maçã no Ano Novo veio da Europa, onde é comum cortar uma maçã ao meio e verificar o formato das sementes. Assim, se as sementes formarem uma estrela, acredita-se que o próximo ano será cheio de boa sorte.

Leia mais: Dá para ter mais sorte? 8 segredos que sortudos têm em comum

Melancia

Além de refrescante, a melancia é um símbolo de sorte na ceia de Ano Novo. Em alguns países, acredita-se que a cor vermelha da melancia representa boa sorte e felicidade. Além disso, acredita-se que, por ser rica em água e ter muitas sementes, comer melancia na ceia trará prosperidade e fartura para o próximo ano.

É importante ressaltar que essas tradições variam de país para país e até mesmo dentro de regiões específicas. Além das frutas mencionadas acima, existem outras que também são consideradas auspiciosas em diferentes culturas, como a banana, a laranja e o figo.

Independentemente das frutas que você escolher para a sua ceia de Ano Novo, o mais importante é aproveitar o momento com a família e os amigos, celebrando o início de um novo ciclo. Que o próximo ano seja repleto de saúde, felicidade e prosperidade para todos!

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.