Brazil Greece

»

»

Nova onda de calor no país em outubro: veja as regiões mais afetadas

Onda de calor no Brasil: regiões mais atingidas pela nova onda de calor de outubro.
| Em 01/10/2024 às 14:15
Freepik.

Não é nenhuma novidade que o calor está dando o que falar no Brasil. E, o país enfrentará mais uma onda de calor neste início de outubro, com temperaturas significativamente acima da média. De acordo com dados do Climatempo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e The Weather Channel, a 8ª onda de calor de 2024 promete afetar grande parte do país. Incluindo capitais e áreas metropolitanas. Porém, é importante destacar que o fenômeno traz riscos que vão além do desconforto térmico. Isso porque pode impactar a qualidade do ar, a saúde pública e aumentando a incidência de queimadas.

Leia mais: Por que tantos brasileiros estão indo para a Espanha? Veja oportunidades!

Quais serão as regiões que mais sofrerão com a nova onda de calor?

As notícias não são as melhores para quem não gosta de calor. Sim, está vindo aí uma nova onda de calor. Ela deve atingir o Brasil em breve e, de maneira mais severa, algumas regiões. As que mais devem sofrer com as altas temperaturas serão as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com picos de temperatura que podem alcançar 42 °C. Isso representa até 5 °C acima das médias históricas para este período.

As áreas mais afetadas

Entre as áreas mais afetadas, estão o interior de São Paulo, que deve enfrentar dias de extremo calor, com cidades registrando temperaturas acima dos 40 °C. A falta de chuvas na região agrava a situação, contribuindo para a baixa umidade do ar, que pode atingir níveis críticos. A capital, São Paulo, também não ficará isenta: os termômetros podem marcar até 36 °C, quebrando recordes para o mês de outubro.

Outra região que sofrerá com a onda de calor mais intenso será o Tocantins e o leste do Mato Grosso, onde as temperaturas devem variar entre 39 °C e 42 °C. Essas regiões, já conhecidas pelo clima quente e seco, terão aumento no risco de incêndios florestais e queimadas urbanas, exigindo atenção redobrada das autoridades.

O interior do Nordeste, assim como as áreas centrais de Goiás e Mato Grosso do Sul, também não ficam de fora. Elas devem registrar temperaturas próximas aos 40 °C. O calor excessivo nessas regiões, combinado com a baixa umidade do ar, deve levar a um aumento significativo dos casos de problemas respiratórios e desidratação, especialmente entre idosos e crianças.

Por fim, no Sudeste, o Rio de Janeiro e Minas Gerais também sofrerão intenso impacto. A capital fluminense pode alcançar temperaturas de até 39 °C, um valor bastante acima da média histórica. Enquanto isso, em Minas Gerais, o alerta é para as áreas do triângulo mineiro e para o interior do estado, onde o calor será mais extremo.

Leia mais: 5 melhores dicas do mediterrâneo para você viver bem mais

Impactos e medidas preventivas para a nova onda de calor no Brasil

Hidratar para lidar com a nova onda de calor no Brasil.

Freepik.

O aumento das temperaturas traz consequências diretas para a saúde pública. A combinação de calor extremo e baixa umidade do ar aumenta a ocorrência de problemas respiratórios, desidratação e exaustão pelo calor. Assim, as autoridades recomendam o aumento na ingestão de líquidos. Além de evitar exposição prolongada ao sol e utilizar roupas leves e protetor solar.

Ademais, a nova onda de calor intensifica o risco de queimadas. Com vegetações mais secas e altas temperaturas, o fogo se espalha com maior facilidade, colocando em risco áreas urbanas e rurais. Estados como Mato Grosso e Goiás já se preparam para ações preventivas de combate a incêndios, mobilizando bombeiros e equipes de apoio.

Leia mais: Regras para entrada de brasileiros no Reino Unido mudam em breve: confira

Possíveis alívios e previsão de mudança no clima

A previsão indica que, apesar do calor intenso, uma frente fria pode alcançar o Sul e o Sudeste do país até a segunda semana de outubro, trazendo alívio temporário às regiões mais afetadas. No entanto, o fenômeno não será suficiente para quebrar o padrão de altas temperaturas no restante do Brasil.

Os meteorologistas apontam que o calor deve persistir, especialmente nas áreas centrais e no interior do país. Esse padrão climático é resultado de um bloqueio atmosférico, onde massas de ar quente ficam “presas” sobre o território brasileiro, impedindo a chegada de sistemas de baixa pressão que poderiam amenizar o calor.

Causas e tendências para o futuro

O fenômeno atual é parte de um padrão climático mais amplo. Especialistas alertam que o Brasil está se aquecendo em um ritmo mais rápido que a média global. O aquecimento contínuo e a maior incidência de ondas de calor estão ligados ao aumento dos gases de efeito estufa e ao desmatamento, que altera o equilíbrio ambiental e afeta diretamente o regime de chuvas e temperaturas no país.

Além disso, o El Niño, um evento climático caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico, tem contribuído para a intensificação das ondas de calor no Brasil. Durante a presença do El Niño, o país tende a registrar temperaturas mais elevadas e chuvas irregulares, o que pode agravar ainda mais a situação em áreas já vulneráveis ao calor extremo.

Leia mais: 5 aparelhos que consumem pouca energia para usar e economizar

O que esperar?

Os meteorologistas preveem que as ondas de calor continuarão a ocorrer com maior frequência nos próximos anos, e o Brasil precisará se adaptar a esse novo cenário climático. Dessa forma, medidas como a redução das emissões de carbono, a preservação das florestas e o incentivo ao uso sustentável da água serão essenciais para reduzir os efeitos do aquecimento global.

Enquanto o país lida com os desafios do calor extremo, é importante que a população siga as orientações das autoridades, mantenha-se informada sobre as previsões do tempo e tome medidas para se proteger durante esse período crítico.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: clima | natureza

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest