Nos últimos anos, a tecnologia trouxe uma série de melhoras para o mercado automobilístico.
Seja por meio de motores mais potentes, conforto dentro da cabine ou mais segurança, todas elas são sempre bem aceitas entre os donos dos veículos.
No entanto, o botão start/stop é uma daquelas invenções que ainda carrega muitas dúvidas, especialmente quando falamos da economia de combustível.
Com isso em mente, decidimos explicar um pouco mais sobre esse tipo de ignição.
Como funciona o sistema?
Basicamente, com outras ferramentas elétricas em veículos modernos, esse sistema surgiu com a intenção de substituir as chaves de ignição.
Assim, os carros podem ser utilizados de forma bem simples: ao pressionar o botão, o sistema eletrônico do carro envia um sinal para o motor, que dependendo da posição, liga ou desliga.
LEIA MAIS: 3 carros que eram para revolucionar, mas falharam
Ele realmente faz economizar energia?
Segundo especialistas, a economia de combustível pode ser bem significativa quando esse tipo de ignição elétrica é utilizada.
Em alguns casos, os veículos podem ter até mesmo 19% de redução de consumo.
Isso porque o motor é desligado automaticamente quando não é necessário em marcha lenta, o que já ajuda bastante na queima de combustível. Ademais, o carro liga muito mais rápido, o que também impacta no consumo.
Claro, apesar da economia no combustível, ele ainda exige uma bateria mais cara em relação às outras encontradas no mercado.
Ainda assim, oferece benefícios que devem ser considerados a longo prazo. Além da economia na gasolina, ele também reduz o nível de emissões de gás carbônico, afetando menos o meio-ambiente e diminuindo os ruídos do motor.
É possível instalar esse sistema?
Não é difícil encontrar o kit start/stop no mercado, mas a verdade é que esse é apenas o botão para dar início ao carro sem as chaves.
Ou seja, ele não deverá funcionar no mecanismo do seu veículo da mesma maneira que aquele adicionado de fábrica.
Portanto, poderá trazer certa praticidade ao não exigir chaves físicas, mas o consumo de combustível permanece o mesmo.
No final, especialistas não consideram muito vantajoso investir em um, até mesmo pelo valor da mão de obra e tempo de serviço.
Gostou de saber se o botão start/stop traz economia? Para ver mais conteúdos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários