Brazil Greece

»

»

Você enfrentaria 70 °C? Conheça o deserto mais quente da Terra

| Em 20/07/2023 às 10:30

Se você gosta de lugares extremos, precisa conhecer ir até o Irã conhecer o ‘Deserto de Lut’, o deserto mais quente da terra. O lugar impressiona não apenas por suas belas paisagens naturais, mas também pelo clima extremo.

Temperaturas nada amigáveis

Os termômetros no Deserto de Lut atingem os 50 graus, mas podem chegar a notáveis 70 em circunstâncias específicas. O nome do deserto, não por acaso, remete ao qual complicado seria em uma região de temperatura nada favorável a humanos.

De maneira surpreendente, apesar das condições extremas, há cidades próximas ao deserto, como Yazd. Ambos são patrimônios da humanidade e possuem uma relevância internacional.

LEIA MAIS: Nordeste terá novo resort de luxo com design de ondas do mar: veja onde fica

Um calor intenso e peculiar

As altas temperaturas do deserto não são coincidência; a geografia única da região é a possível causa desse calor extremo. As rochas vulcânicas próximas retêm calor e aumentam a temperatura. Dunas e ventos fortes também são responsáveis pelo clima.

Vida em meio à aridez

O Deserto de Lut é lar de alguns animais, apesar das circunstâncias. Surpreendentemente, mesmo sem vegetação, algumas espécies são exclusivas dessa região, provando uma adaptação impressionante da vida em condições extremas.

Uma informação intrigante é a presença de um “mar oculto” na área. Acreditava-se, por engano, que a região fosse excessivamente árida, mas evidências capturadas por satélite revelaram a existência de água salgada no local.

Ponto turístico

Embora possa não parecer um destino turístico óbvio, o Deserto de Lut dispõe de paisagens que encantam a todos e aumenta o turismo local. A maioria das visitas acontece nas cidades e vilarejos nos arredores.

LEIA TAMBÉM: O Misterioso Lugar Secreto Que Turistas Desvendaram Após Séculos Escondido

As terras na parte central do deserto, onde as temperaturas são mais altas e o acesso é difícil, são protegidas por órgãos governamentais e ambientais para que sejam preservadas.

Além das deslumbrantes dunas, outra atração imperdível são as formações rochosas que se propagam por uma vasta área e apresentam uma variedade de formas. Essas rochas nascem pela ação do vento e criam um visual único.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários