É sabido que Alexandre, o Grande, dedicou toda a sua vida ao estudo com seu professor Aristóteles e, mais tarde, às batalhas para reivindicar o reino da Grécia dos atenienses. No entanto, houve também momentos de relaxamento onde ele se divertia com amigos e, principalmente, com seus companheiros de guerra. Um dos lugares favoritos de relaxamento de Alexandre, o Grande, eram os Banhos de Almopia. Hoje, essas termas são um dos destinos turísticos mais populares do norte da Grécia.
O local onde Alexandre, o Grande, relaxava após anos de batalhas
Os Banhos de Pozar (derivado do eslavo ‘Пожар’, que significa fogo, incêndio ou calor), também conhecidos como Banhos de Loutraki ou Banhos de Aridaia, são termas situadas perto da vila tradicional de Loutraki, no distrito de Pella, a apenas 13 quilômetros a oeste de Aridaia.
Estas são fontes minerais que emergem a uma temperatura de 37°C, com uma composição química notável. A água quente tem propriedades curativas e é potável. Visitantes a utilizam para hidroterapia, tonificação e relaxamento. Enquanto as águas ajudam no tratamento de doenças circulatórias, respiratórias, reumáticas, ginecológicas e dermatológicas.
Além disso, o spa fica a 3 quilômetros de Loutraki, no vale do riacho de Agios Nikolaos. Ademais, o nome antigo do riacho era ‘Toplitsa’, que em eslavo significa, em tradução livre, ‘Rio Quente’.
Na área, descobriu-se um complexo de cerca de 15 cavernas, com abundantes achados pré-históricos, expostos no pequeno museu das termas. Além disso, declararam a área como um parque de cavernas (Parque de Cavernas de Almopia) e é o primeiro do seu tipo na Grécia.
Leia mais: Este é o único país europeu que fica em três continentes
História antiga do favorito lugar do relaxo do Axandre, o grande
De acordo com a mitologia, os Almopes, uma tribo de gigantes, foram os primeiros habitantes da área que se estabeleceram nesta região na Era do Bronze. Então, mais tarde, Alexandre, o Grande, os expulsou e conquistou a área. Posteriormente, tornou-se uma das 17 províncias do reino macedônio.
Ainda, segundo a tradição antiga, os banhos eram um local de relaxamento e recuperação para os reis macedônios após batalhas e guerras prolongadas. Além disso, existem indícios de que funcionavam nos tempos de Alexandre, o Grande, bem como nos períodos romano e bizantino. Ademais, há também rumores de que as sarissas (lanças) da Falange Macedônia eram ‘fermentadas’ nas águas quentes para se tornarem mais resistentes e aumentar sua dureza e resistência.
Leia mais: Você sabia que o cupido tem sua própria Ilha Grega? Um grego te mostra
História moderna
Na década de 1920, reconheceram as termas oficialmente como águas medicinais. Então, em 1985, quem assumiu sua administração foi a comunidade de Loutraki. Na década de 1990, construíram o café e a grande piscina externa, que os visitantes usam com frequência quando, devido ao congestionamento nos banhos turcos e nas piscinas naturais, não há espaço adicional.
Além disso, em 2000, as termas foram atualizadas com a construção de 6 novas piscinas em um complexo conhecido como o hidroterapêutico Alexandrino, enquanto os banhos turcos foram renovados.
Leia mais: 9 coisas que você nem imaginava sobre Alexandre, o Grande
Esse lugar e famoso em toda a Grécia sobre o festival de Pozar
O Festival de Pozar, ou ‘Pozaritika’ na fala local, é um festival de música anual realizado em julho e é um dos maiores da Grécia. Para aqueles que amam música tradicional, boa comida e lugares incríveis, definitivamente deveriam visitar este lugar.
Certamente, visitar o local onde Alexandre, o Grande, relaxava será uma experiência única e transportará você para o passado.
0 comentários