Brazil Greece

»

»

O paraíso subterrâneo em Goiás que quase ninguém conhece

| Em 01/04/2024 às 20:50

Muito falamos em viajar para outros lugares e outros países e nos esquecemos das belezas que o Brasil tem. Porém, você sabia que Goiás há um paraíso subterrâneo que muita gente não conhece? Em meio à natureza exuberante do estado de Goiás, localiza-se um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul, o Parque Estadual da Terra Ronca. Esta área, descoberta no século XVIII e que começou a ser explorada na década de 1950, encanta visitantes com suas mais de 200 cavernas, um verdadeiro espetáculo subterrâneo esculpido pela natureza ao longo de milhões de anos.

O paraíso subterrâneo em Goiás

Paraíso subterrâneo em Goiás. Parque Estadual da Terra Ronca

RAMONES Gisele, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O parque, criado em 1989, estende-se pelos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. Além disso, ele abriga impressionantes formações rochosas, rios subterrâneos e cachoeiras, em um cenário que também é rico em flora e fauna. As cavernas guardam pinturas rupestres que datam de mais de 10 mil anos, mostrando a importância histórica e cultural do local.

Entre as cavernas mais importantes estão a Terra Ronca I e II, a Caverna São Bernardo, a São Mateus, e a São Vicente. A Terra Ronca I, com seu monumental portal de 96 metros de altura e 120 de largura, é um dos destaques do parque.

Enquanto isso, a Terra Ronca II, conhecida por seu rio subterrâneo de águas cristalinas, oferece um percurso desafiador e encantador.

Já a Caverna São Bernardo se destaca pelos seus salões repletos de estalactites e estalagmites, e a São Mateus, pela sua grande extensão e formações rochosas. Por fim, a São Vicente é um desafio à parte, acessível apenas por um rapel de 40 metros, abrigando 12 cachoeiras internas.

Para quem busca uma experiência mais tranquila, o parque oferece trajetos mais acessíveis, com trilhas de aproximadamente 3 quilômetros que permitem contemplar as belas formações do parque. Além das cavernas, o parque conta com cachoeiras, como a Cachoeira das Palmeiras e a São Bernardo, que oferecem locais para descanso e apreciação da natureza.

Leia mais: Viaje tranquilo! 9 países que não exigem visto para brasileiros

Como chegar?

O acesso ao Parque da Terra Ronca e às suas cavernas requer a companhia de guias credenciados, garantindo segurança e uma experiência mais enriquecedora. Além disso, as visitas são organizadas para preservar o ambiente delicado das cavernas e manter a segurança dos visitantes.

Leia mais: O lindo país europeu em que talvez você seja o único turista

Hospedagem na região

Em termos de hospedagem, a região oferece opções simples e rústicas, propiciando uma imersão completa na natureza local. Assim, pousadas como a Estação Lunar, Terra Ronca, Portal da Terra e Maya estão entre as escolhas disponíveis, oferecendo desde acomodações básicas até experiências mais confortáveis.

Portanto, o Parque Estadual da Terra Ronca é, sem dúvida, imperdível. Então, está esperando o que para visitar esse destino que combina aventura, história e a beleza natural do Cerrado brasileiro?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários