Brazil Greece

»

»

É verdade que a dívida deixa de existir depois de 5 anos? Confira!

| Em 18/01/2023 às 14:45

Você com certeza já ouviu falar que após 5 anos a dívida desaparece, não é mesmo? A maioria das pessoas acredita que a pendência simplesmente deixa de existir. Contudo, não é dessa forma que funciona. No decorrer do texto você vai descobrir o que acontece com essa pendência. Além de conferir os principais problemas que uma dívida não quitada pode lhe trazer, mesmo após “caducar”.

Após os 5 anos, a dívida some?

O que é determinado por lei, é que após 5 anos sem que haja a quitação da dívida, a mesma irá sair dos birôs de créditos – empresas que fornecem os dados para as empresas credoras de crédito avaliarem se correm algum risco de inadimplência – como o SPC e Serasa.

Então, por consequência, a empresa não poderá mais acionar a justiça em relação a esse débito. No entanto, a pendência não deixa de existir. Com isso, as empresas ainda conseguem acesso a débitos que nunca foram pagos pelo cliente.

Portanto, não é recomendado que o consumidor deixe as suas dívidas “caducarem”, pois ainda assim, ele poderá sofrer alguns problemas em relação a esse débito.

LEIA MAIS: 5 Bancos Que Liberam Empréstimo Para NEGATIVADOS; Veja Como Funciona!

Principais problemas que uma dívida “caducada” pode ocasionar

Como a informação sobre a dívida ainda pode ser encontrada nos registros do Banco Central, os problemas enfrentados por esses consumidores são semelhantes ao das pessoas que ainda permanecem com a dívida ativa. Portanto, confira:

  • Aumento de limite: Ao realizar a análise para aumento do limite, o histórico do usuário será consultado. Então, com isso, mesmo as dívidas que não constam mais nos birôs de créditos podem ser avaliadas, impedindo ou limitando o seu aumento de crédito.
  • Empréstimos: Algo semelhante ocorre aqui, ao realizar a análise para liberação do empréstimo, as empresas podem verificar em seu histórico a existência de dívidas não pagas. Portanto, como consequência, isso impacta negativamente no resultado da análise.

Por fim, se você gostou desse artigo sobre dívida não quitada e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários