4 traços que definem a beleza de acordo com a ciência

Hoje em dia a maioria das pessoas busca se sentir bonita. Mas, você sabe o que define beleza, segundo a ciência?

A beleza é um conceito que tem sido explorado e admirado ao longo dos séculos. É uma qualidade subjetiva que desperta uma sensação de prazer estético e encantamento. Além disso, está presente em diversas formas e manifestações, seja na natureza, na arte, nas pessoas ou até mesmo nas pequenas coisas do cotidiano.

Por isso, a ciência vem buscando definições cada vez mais específicas para ela. Mas, você sabe quais são as suas definições? Listamos alguns traços considerados referenciais.

4 traços que definem a beleza

1. Simetria

Refere-se à correspondência exata de partes opostas ou equilíbrio visual em um objeto, pessoa ou obra de arte.

É considerada atraente porque nosso cérebro é naturalmente programado para buscar padrões e ordem. Quando vemos algo simétrico, percebemos uma sensação de regularidade. Essa percepção ocorre porque a simetria evoca uma sensação de organização e estabilidade visual.

LEIA MAIS: 10 dicas infalíveis para ser feliz durante a semana de trabalho

2. Saúde

Uma pele saudável é caracterizada por diversas características, como hidratação adequada, textura suave e ausência de imperfeições significativas. Sua manutenção envolve cuidados regulares, que incluem limpeza adequada, proteção contra os danos do sol e uma alimentação equilibrada.

Um artigo lançado no Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology concluiu que a pele com aparência saudável e brilhante é vista como mais bonita em ambos os sexos.

3. Mediania

Pode ser entendida como a apreciação da harmonia e equilíbrio presentes em características físicas que estão dentro dos padrões considerados “normais” ou “médios” pela sociedade, ou seja, o grau de similaridade dos contornos faciais médios na população em geral.

Porém, isso pode variar entre diferentes culturas e ao longo do tempo.

LEIA MAIS: 4 protocolos reais que a Princesa Diana quebrou e CAUSOU

4. Dimorfismo sexual

Refere-se às diferenças físicas características entre os sexos. Essas diferenças podem incluir características como altura, proporções corporais, distribuição de gordura, músculos e pelos faciais.

Por exemplo, nos homens, existem características como ombros largos, mandíbula forte e musculatura desenvolvida podem ser associadas a traços de masculinidade, força e proteção.

Por outro lado, nas mulheres, características como cintura fina, quadris largos e proporções equilibradas podem ser associadas à feminilidade.

Gostou de descobrir segundo a ciência qual é a definição de beleza? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes em Brazil Greece!

você pode gostar também