Brazil Greece

»

»

Afinal, você sabe o que significam os números e letras dos carros BMW?

| Em 11/06/2023 às 09:30
Alexander-93, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Se você já se perguntou o que significam aqueles números e letras nos carros BMW, você não está sozinho. O nome da marca pode parecer confuso à primeira vista, mas, na verdade, segue regras bem definidas.

Séries e SUVs: segue os números

Sedan, SUV, perua, hatchback, cupê, cupê de quatro portas e alguns conversíveis usam o sistema “série” da BMW. Temos as séries 1 a 8, em ordem numérica. Os SUVs são abreviados como “X”, variando de X1 a X7.

LEIA MAIS: Indestrutíveis! 5 carros que duram muito tempo e você vai querer ter 

Outros modelos: Z, i e M

Além de séries e SUVs, a BMW também possui outros modelos com títulos específicos. Os modelos Z são conversíveis esportivos que também podem ter uma versão coupé. Os modelos “i” são sempre 100% elétricos.

Quanto aos modelos com versões mais esportivas, foi adicionada a letra M, indicando que estão um passo abaixo dos verdadeiros esportivos da série M.

Interpretação de formas

Analisando um exemplo como o 320i M Sport, o primeiro número indica a série a que o carro pertence. Portanto, o 320i é o BMW Série 3.

O próximo número indica a potência em kW. Quanto maior o número, maior a potência do motor. A letra “i” significa que o carro funciona exclusivamente com gasolina. A letra do nome pode variar de “i” (gasolina), “e” (híbrido) e “d” (diesel).

SUVs e elétricos: puxando e adicionando o “i”

Para os modelos SUVs, EVs e Z, a lógica é semelhante, mas há algumas variações no nome. Por exemplo, o X1 sDrive20i indica que o número se refere ao tipo de drive. “sDrive” (ou eletronicamente “eDrive”) significa dirigir em apenas um eixo (dianteiro ou traseiro).

Enquanto “xDrive” significa tração nas quatro rodas. Nos modelos elétricos da linha “i”, acrescenta-se “i” ao nome, de forma que X1 passa a iX1 e X3 passa a iX3.

LEIA TAMBÉM: Vai de carro usado? Então há três coisas que você precisa saber antes 

Exceções à regra

Embora a BMW siga um esquema de nomenclatura bem organizado, há algumas exceções. Por exemplo, o M1 foi o primeiro carro desenvolvido pelo departamento esportivo da marca e não teve equivalente de série.

Agora que você entende o sistema de nomenclatura da BMW, ficará mais fácil decifrar as letras e os números dos carros desta marca. Esta nomenclatura fornece informações valiosas sobre a série, potência do motor e tipo de combustível utilizado.

Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: carros

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários