Brazil Greece

»

»

Conheça a técnica milenar chinesa que substitui o ar-condicionado

| Em 03/10/2023 às 14:30
Freepik,

As inovações tecnológicas certamente trouxeram conforto para nossas vidas, mas às vezes, as melhores soluções estão enraizadas no passado. O pátio interno, uma técnica chinesa ancestral, é um testemunho disso. Conheça essa incrível alternativa ao ar-condicionado!

Resgatando o pátio interno

A atual onda de calor e as preocupações ambientais têm levado muitos a buscar alternativas mais sustentáveis para o resfriamento de ambientes. E em meio a essa busca, o antigo design de pátios internos da China surge como uma solução relevante.

Contrapondo-se à dependência de aparelhos de ar-condicionado e seus impactos ambientais, essa técnica milenar utiliza elementos naturais para trazer frescor ao ambiente.

A tradição do pátio interno, praticada durante as dinastias Ming e Qing, é mais que um espaço estético. Esse design intrincado, comumente encontrado nas províncias do sul e leste da China, é centrado na residência, com um teto aberto que conecta a casa ao céu.

Leia mais: 5 melhores aparelhos de ar-condicionado portáteis do mercado e os seus preços

Como o pátio resfria ambientes?

Por incrível que pareça, a simplicidade do pátio interno esconde uma ciência profunda de resfriamento. Primeiro, sua abertura permite que o ar quente da residência se eleve e se disperse, funcionando como uma chaminé natural. Simultaneamente, dá espaço para que o ar fresco circule.

Mas o aspecto mais fascinante é a utilização da água da chuva. Armazenada em reservatórios, essa água, quando exposta a altas temperaturas, evapora, induzindo o processo de resfriamento evaporativo.

Esse processo simples, mas eficaz, pode tornar a temperatura do pátio até 4,3°C mais fresca que a externa.

Além da função refrescante

Além do propósito principal de resfriar, a água coletada nos pátios internos tinha múltiplas funções. Historicamente, acredita-se que armazenar água da chuva trazia prosperidade e proteção ao lar. Ela também servia como recurso para uso diário e até mesmo para combater incêndios.

O ressurgimento do interesse nos pátios internos não é apenas uma questão de estética ou tradição, mas também de sustentabilidade.

Em um mundo que enfrenta desafios climáticos sem precedentes, retornar às nossas raízes e adaptar soluções antigas, como essa alternativa ao ar-condicionado, pode ser o caminho a seguir.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários