Ah, a liberdade de viajar! Quem não sonha em sair por aí explorando o mundo, sem a burocracia do visto? Bem, o “Henley Passport Index” de 2023 nos dá um vislumbre dessa realidade, mostrando quais países possuem essa vantagem. E você? Sabe onde o nosso querido Brasil se posiciona? Venha saber agora mesmo.
O novo rei dos passaportes
Em uma reviravolta surpreendente, o Japão perdeu o título de passaporte mais valioso para Singapura. Agora, quem detém esse prestigioso passaporte singapuriano pode entrar em impressionantes 192 dos 227 destinos pesquisados, sem necessidade de visto.
E o Brasil? Como estamos no cenário?
Continuamos firmes e fortes na 19ª posição, exatamente como em 2022. Com o nosso passaporte verde e amarelo, temos a porta aberta para 101 países sem precisar de visto. Nada mal, né? No entanto, o Brasil está longe de fazer parte do Top 10, apesar da boa posição.
Leia mais: 5 passeios imperdíveis em São Paulo para fazer de trem ou de metrô
O top 10 dos passaportes mais desejados em 2023
A competição foi acirrada, resultando em inúmeros empates. Na lista a seguir, você pode conferir como ficou o Top 10, do último para o primeiro colocado, e começar a planejar a sua viagem:
- 10º lugar: Islândia e Estônia – 182 países.
- 9º lugar: Letônia, Eslovênia e Eslováquia – 183 países.
- 8º lugar: Estados Unidos e Lituânia – 184 países.
- 7º lugar: Canadá e Grécia – 185 países.
- 6º lugar: Polônia, Austrália e Hungria – 186 países.
- 5º lugar: Suíça, Nova Zelândia, Malta, Portugal, República Tcheca, Bélgica e Noruega – 187 países.
- 4º lugar: Reino Unido, Dinamarca, Irlanda e Holanda – 188 países.
- 3º lugar: Suécia, França, Luxemburgo, Japão, Coreia do Sul, Finlândia e Áustria – 189 países.
- 2º lugar: Itália, Espanha e Alemanha – 190 países.
Como já mencionado, Singapura, país do sudeste asiático, brilha sozinho e soberano no 1º lugar do ranking, com seus 192 países! Nem mesmo as gigantes europeias foram capazes de alcançar o líder.
O “Henley Passport Index”, com seus dados fornecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), nos oferece uma visão interessante sobre a mobilidade global. Enquanto uns sobem e descem no ranking, o desejo de explorar o mundo sem barreiras permanece vivo em todos nós.
E aí, pronto para a próxima aventura? Organize seus documentos, releia o ranking e comece a planejar sua viagem mais próxima.
0 comentários