Curiosidades

5 países que ficam em dois continentes diferentes e você nem imaginava

5 países que ficam em dois continentes diferentes e você nem imaginava
By     -   On

Há alguns países ao redor do mundo que se estendem por dois continentes, apresentando uma característica geográfica fascinante. Esses países transcontinentais, também conhecidos como países de dupla localização, possuem territórios que se espalham por duas regiões geográficas distintas. Então, veja a seguir alguns desses países localizados em dois continentes.

Confira abaixo os países localizados em dois continentes

Azerbaijão

Azerbaijão, Geórgia e Armênia, localizados na região do Cáucaso, são considerados transcontinentais, pois possuem partes de seus territórios tanto na Ásia quanto na Europa. O Chipre, ilha situada no Mar Mediterrâneo, também é um país que atravessa o limite entre a Europa e a Ásia.

LEIA MAIS: 5 Road Trips imperdíveis para quem curte viajar de carro

Cazaquistão

A maioria do território cazaque está localizada na Ásia Central, mas uma pequena parte do oeste do país se estende até a Europa Oriental. Ainda que seja uma área pequena, quando relacionada a seu tamanho total, corresponde ao mesmo da Alemanha.

Rússia

A Rússia está situada tanto na Europa quanto na Ásia, abrangendo uma vasta área que se estende desde o Mar Báltico, no oeste, até o Oceano Pacífico, no leste. A fronteira que separa a Europa da Ásia é marcada pelos montes Urais.

A maioria da população russa vive no lado europeu do país. Enquanto a parte asiática é menos densamente povoada. Moscou, a capital russa, está localizada na parte europeia, próximo à fronteira com a Ásia.

Turquia

Istambul, uma das mais populosas do mundo, é uma metrópole transcontinental que atravessa o Estreito de Bósforo, conectando os dois continentes. Enquanto a maioria do território turco fica na Ásia, um pequeno pedaço do noroeste do país faz parte da região europeia.

LEIA MAIS: O que são as esferas misteriosas que vêm intrigando os cientistas?

Egito

A linha comumente usada para definir a fronteira do continente africano é a linha do Canal de Suez. Por essa lógica, a Península do Sinai é geograficamente asiática e o Egito é um país de dupla localização.

No extremo norte de Marrocos existem duas cidades espanholas autônomas: Melilla e Ceuta. Elas são consideradas barreiras de fronteira.

Gostou de descobrir alguns países localizados em dois continentes? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.