Que a língua portuguesa não é nada fácil a gente já sabe. Inclusive, muitas vezes, utilizamos palavras no nosso dia a dia sem nos darmos conta de que as estamos pronunciando de forma errada. Isso acontece com diversas palavras em português, e algumas delas são tão comuns que muita gente nem percebe que está falando errado. Portanto, aqui vamos explicar cada uma dessas palavras e mostrar a forma correta de pronunciá-las. Vamos lá!
Palavras em português que muita gente fala errado
1. Emponderar
Muitas pessoas utilizam o termo “emponderar” para se referir ao ato de dar poder ou autonomia a alguém. No entanto, o correto é utilizar o verbo “empoderar”, que significa exatamente isso: conceder poder, dar autonomia ou fortalecer alguém.
2. Cabelereiro
A forma correta de pronunciar é “cabeleireiro”. O termo “cabelereiro” é uma pronúncia incorreta que muitas pessoas utilizam para se referir ao profissional que cuida dos cabelos, cortando, pintando, fazendo penteados, entre outros serviços relacionados.
3. Asterístico
A palavra correta é “asterisco”. “Asterístico” não existe, mas é comum o seu uso, de forma incorreta, para o símbolo (*) que é utilizado para indicar uma nota de rodapé, uma referência ou uma observação.
4. Compania
O certo é “companhia”. Assim, a palavra “compania” é incorreta, mas muitas pessoas utilizam para se referir a uma empresa, um grupo de pessoas ou uma sociedade.
5. Sombrancelha
Muitas pessoas pronunciam incorretamente o termo “sombrancelha”, utilizando o som “om” em vez do som “o”. A sobrancelha é a região do rosto onde crescem os pelos acima dos olhos.
6. Berruga
A forma correta de pronunciar é “verruga”. Porém, ainda hoje, é comum ver pessoas falando “berruga” para se referir a uma pequena protuberância na pele, geralmente causada pelo vírus do papiloma humano.
7. Vasculante
Você já ouviu essa palavra? Pode até ser comum, porém, a correta é “oscilante”. Além disso, o uso de “oscilante” seve para falar de algo que oscila, que varia ou que se movimenta de forma alternada.
Leia mais: 15 palavras do português envelheceram e não usamos mais
8. Cardaço
“Cardaço” não é correto e a forma certa é “cadarço”. Porém, é comum o uso do termo incorreto para falar do cordão utilizado para amarrar os sapatos.
9. Esteje
Muitas pessoas utilizam o verbo “esteje” como uma forma incorreta do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo. Porém, o correto é utilizar “esteja”.
10. Reinvindicar
Por fim, aforma correta de pronunciar é “reivindicar”. Portanto, nada de usar “reinvindicar”, por mais que seja tentador colocar um “n” a mais nessa palavra. Agora você já sabe qual é o termo certo para usar ao falar do ato de exigir, solicitar ou pedir algo de forma assertiva.
Agora que você já conhece a forma correta de pronunciar essas palavras, pode utilizá-las sem medo em suas conversas do dia a dia. Porém, vale ressaltar que a língua portuguesa é rica e cheia de detalhes, e é sempre bom estar atento para não cometer erros.
0 comentários