Brazil Greece

»

»

10 palavras que muita gente fala errado sem saber

| Em 24/03/2024 às 22:10
Freepik.

Que a língua portuguesa não é nada fácil a gente já sabe. Inclusive, muitas vezes, utilizamos palavras no nosso dia a dia sem nos darmos conta de que as estamos pronunciando de forma errada. Isso acontece com diversas palavras em português, e algumas delas são tão comuns que muita gente nem percebe que está falando errado. Portanto, aqui vamos explicar cada uma dessas palavras e mostrar a forma correta de pronunciá-las. Vamos lá!

Palavras em português que muita gente fala errado

1. Emponderar

Muitas pessoas utilizam o termo “emponderar” para se referir ao ato de dar poder ou autonomia a alguém. No entanto, o correto é utilizar o verbo “empoderar”, que significa exatamente isso: conceder poder, dar autonomia ou fortalecer alguém.

2. Cabelereiro

A forma correta de pronunciar é “cabeleireiro”. O termo “cabelereiro” é uma pronúncia incorreta que muitas pessoas utilizam para se referir ao profissional que cuida dos cabelos, cortando, pintando, fazendo penteados, entre outros serviços relacionados.

3. Asterístico

A palavra correta é “asterisco”. “Asterístico” não existe, mas é comum o seu uso, de forma incorreta, para o símbolo (*) que é utilizado para indicar uma nota de rodapé, uma referência ou uma observação.

4. Compania

O certo é “companhia”. Assim, a palavra “compania” é incorreta, mas muitas pessoas utilizam para se referir a uma empresa, um grupo de pessoas ou uma sociedade.

5. Sombrancelha

Muitas pessoas pronunciam incorretamente o termo “sombrancelha”, utilizando o som “om” em vez do som “o”. A sobrancelha é a região do rosto onde crescem os pelos acima dos olhos.

6. Berruga

A forma correta de pronunciar é “verruga”. Porém, ainda hoje, é comum ver pessoas falando “berruga” para se referir a uma pequena protuberância na pele, geralmente causada pelo vírus do papiloma humano.

7. Vasculante

Você já ouviu essa palavra? Pode até ser comum, porém, a correta é “oscilante”. Além disso, o uso de “oscilante” seve para falar de algo que oscila, que varia ou que se movimenta de forma alternada.

Leia mais: 15 palavras do português envelheceram e não usamos mais

8. Cardaço

“Cardaço” não é correto e a forma certa é “cadarço”. Porém, é comum o uso do termo incorreto para falar do cordão utilizado para amarrar os sapatos.

9. Esteje

Muitas pessoas utilizam o verbo “esteje” como uma forma incorreta do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo. Porém, o correto é utilizar “esteja”.

10. Reinvindicar

Por fim, aforma correta de pronunciar é “reivindicar”. Portanto, nada de usar “reinvindicar”, por mais que seja tentador colocar um “n” a mais nessa palavra. Agora você já sabe qual é o termo certo para usar ao falar do ato de exigir, solicitar ou pedir algo de forma assertiva.

Agora que você já conhece a forma correta de pronunciar essas palavras, pode utilizá-las sem medo em suas conversas do dia a dia. Porém, vale ressaltar que a língua portuguesa é rica e cheia de detalhes, e é sempre bom estar atento para não cometer erros.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários