30 palavras que acentuamos errado com frequência sem perceber

30 palavras que acentuamos errado com frequência sem perceber
By     -   On

Dominar a arte da acentuação na língua portuguesa é um desafio que muitos enfrentam, seja na elaboração de um trabalho acadêmico ou na redação de relatórios profissionais. Erros de ortografia, especialmente no que diz respeito ao uso de acentos, podem afetar negativamente a percepção sobre sua competência e profissionalismo. Então, para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de escrita e evitar deslizes comuns, separamos 15 palavras com acento, que são erroneamente escritas sem, e 15 palavras sem acento, que são erroneamente escritas com!

15 palavras com acento que frequentemente são escritas sem

1. Céu Ceu
2. Música Musica
3. Éden Edem
4. Lâmpada Lampada
5. Fácil Facil
6. Álcool Alcool
7. Hábito Habito
8. Acadêmico Academico
9. Tímido Timido
10. Público Publico
11. Âncora Ancora
12. História Historia
13. Árvore Arvore
14.Econômico Economico
15. Tênis Tenis

15 Palavras sem acento, mas que a maioria escreve com

1. Plateia Platéia
2. Boia Bóia
3. Recorde Récorde
4. Item Ítem
5. Proibido Proíbido
6. Sozinho Sózinho
7. Raiz Raíz
8. Higiene Higiêne
9. Flor Flôr
10. Cor Côr
11. Deem Dêem
12. Geleia Geléia
13. Europeia Européia
14. Heroico Heróico
15. Voo Vôo

 

Como acentuar da maneira adequada

Antes de mais nada, o segredo para acertar na acentuação começa pela compreensão da tonicidade. Então, identificar a sílaba tônica é essencial, pois ela define a categoria da palavra. Portanto, confira algumas regras:

  • Oxítonas: as oxítonas, têm sua tonicidade na última sílaba. Porém, exigem atenção especial quando terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens e nos ditongos abertos -éi(s), -éu(s), -ói(s).
  • Paroxítonas: as paroxítonas possuem sua sílaba tônica na penúltima sílaba. Seja em palavras que terminam em -l, i(s), -n, -u(s), -r, -x, -ps, -ã(s), -ão(s), -um, e -uns, o acento se faz necessário. Mas atenção: com a reforma ortográfica, os ditongos abertos -ei e -oi em paroxítonas deixaram de receber acentos.
  • Proparoxítonas: quando se trata de proparoxítonas a regra é clara: todas são acentuadas.

Além dessas regras específicas, há outros pontos de atenção que merecem destaque. Por exemplo, as vogais -i e -u, quando tônicas e formando hiato sem serem seguidas de -nh, demandam acentuação. Mas cuidado: essa regra muda quando -i ou -u estão após um ditongo ou precedidos de -g ou -q.

Além disso, a Reforma Ortográfica também nos trouxe mudanças nos hiatos -oo e -ee, eliminando seus acentos. Além de nos verbos “ter” e “ver”, que agora seguem uma nova diretriz na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. Ademais, para aqueles que se perguntam sobre o acento diferencial, saibam que ele se tornou raro, mantendo-se apenas em casos específicos como “pôr” e “poder”.

Leia mais: 13 nomes raros que só existem no Brasil: algum deles é o seu?

Tipos de acentuação

Além disso, cada acento na nossa língua tem um propósito específico:

  • O agudo (´) marca a vocal aberta tônica;
  • O circunflexo (^) é usado para vogais fechadas tônicas;
  • O grave (`), presente na crase, sinaliza a fusão de “a” preposição com o artigo “a”;
  • O til (~) denota nasalização;

A crase

Por fim, a crase pode confundir, mas um truque é substituir o termo seguinte por um masculino e verificar a necessidade de “ao”. Se positivo, a crase no feminino é aplicável.

Júlia de Almeida

Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.