Você nem imagina para que serve o furo na tampa da caneta: esta é a real função

Você já reparou e já se questionou sobre o furo que tem nessa parte da caneta?

Você já reparou em um pequeno detalhe nas tampas das canetas que desperta curiosidade? Sim, estou falando do furo presente na tampa! Vamos explorar o intrigante universo das canetas e descobrir qual é a função do furo na tampa da caneta.

Descubra para que serve o furo na tampa da caneta

Ventilar e prevenir sufocamento

Você sabia que uma das teses mais populares é que os orifícios na tampa funcionam para permitir que a caneta ventile? Quando a caneta está tampada, a tinta no compartimento pode dilatar devido ao aquecimento, criando pressão.

Este orifício permite a circulação de ar, equalização da pressão e evita que a tinta vaze. Este orifício também permite que o ar passe, além de atuar para a redução do risco de que as vias aéreas sejam obstruídas, caso uma criança engula a tampa por acidente.

LEIA MAIS: Veja como o alumínio pode salvar a chave do seu carro

Evita que a tinta seque

Uma outra e plausível explicação para esse recurso é que ele serve para evitar que a tinta da ponta seque. Quando a caneta está tampada, a entrada de ar pelos orifícios evita a secagem da tinta muito rapidamente, mantendo a caneta funcional por mais tempo e deixando-a pronta para o uso.

Este orifício, portanto, é importantíssimo na manutenção da qualidade da escrita e na prevenção da secagem prematura de canetas desperdiçadas.

LEIA MAIS: Por que você pode morar em Hiroshima e Nagasaki, mas não em Chernobyl?

Alívio de pressão

Um ponto interessante, mas pouco conhecido, é que os orifícios na tampa existem para despressurizar a caneta no momento da escrita.

Quando a tinta acaba, uma pressão negativa é criada no espaço dentro da caneta, que dificulta a saída suave da tinta. Um orifício na tampa atrai o ar de fora e equilibra a pressão de modo que o ato de escrever seja suavizado.

Embora a função do orifício da tampa da caneta varie de acordo com a marca e o modelo, há diversos motivos para que ele exista.

Seja ventilação, proteção contra sufocamento, secagem da tinta ou alívio de pressão, tal minúcia exerce um importante papel no bom funcionamento da caneta.

Quando você segurar uma caneta e notar sua tampa furada, lembre-se que por mais insignificante que pareça esse detalhe, há um motivo prático para sua existência.

O verdadeiro motivo permanece um completo mistério, mas não há dúvida de que o orifício na tampa garante uma escrita mais suave e duradoura.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também