Você já sabia que no norte da Grécia existe um antigo edifício conhecido como o Partenão da Macedônia? Assim, trata-se do palácio de Filipe II, rei da Macedônia, que abrirá suas portas aos visitantes após uma extensa restauração concluída pelo Ministério da Cultura da Grécia. A inauguração está prevista para 5 de janeiro de 2024, com a presença do Primeiro-Ministro da Grécia. Embora possa não estar em condições perfeitas, ele continua sendo o maior edifício de arquitetura grega já descoberto até hoje. Na verdade, o renomado estudioso de arquitetura antiga, Wolfram Hoepfner, chamou o palácio de “Partenão da Macedônia”.
Onde fica o Partenão da Macedônia?
O palácio restaurado de Filipe II está localizado em Aigai, que foi uma vez a primeira capital da Macedônia. Esta antiga cidade macedônica fica a apenas 80 quilômetros de Salônica. Aigai surgiu à luz apenas em 1977. Este sítio arqueológico ao qual pertence o palácio está localizado na Macedônia (Grécia), onde um dia floresceu o mais importante reino grego, a Macedônia.
Leia mais: Conheça a melhor cidade do Brasil que fica em Santa Catarina
Aigai: a primeira capital da Macedônia
Assim, o histórico mais famoso da Grécia, Heródoto, menciona os distinguidos colonos da cidade como a nobre linhagem dos Têmenidas, com origens em Argos, que traçam sua genealogia até Hércules. “Aigai” reflete a riqueza da região, significando “local com muitos rebanhos”. Por três séculos completos, até o século IV a.C., Aigai serviu como o centro intelectual, artístico e administrativo da Macedônia, antes de passar o protagonismo para Pella.
Leia mais: País europeu no ranking dos destinos mais procurados do mundo
O sítio arqueológico de Aigai
Os visitantes que têm a oportunidade de visitar o sítio arqueológico de Aigai poderão admirar não apenas o importante palácio, mas também os túmulos reais significativos da Macedônia, o cemitério de túmulos com inúmeros artefatos da Idade do Ferro, o teatro, o santuário de Eucleia, a acrópole e as muralhas da cidade.
Com a conclusão da restauração do palácio, os visitantes agora têm a oportunidade de admirar o palácio onde Alexandre, o Grande, foi coroado rei. De fato, a partir daqui, começou a grande jornada de Alexandre, o Grande, que conseguiu construir um dos maiores impérios já conhecidos pela humanidade.
Este monumento – símbolo da supremacia macedônia – foi destruído pelos romanos em 148 a.C., que incendiaram o palácio e removeram as pedras, fazendo com que ele desaparecesse da face da Terra. Agora, com a conclusão dos trabalhos de restauração, o Partenão da Macedônia retorna à sua aparência original.
0 comentários