Bar-tailed godwit é o nome comum dado à espécie de ave limícola da família Scolopacidae, cientificamente conhecida como Limosa lapponica baueri. É uma ave migratória que se reproduz nas regiões árticas da Rússia e do Alasca e passa o inverno na Austrália, Nova Zelândia e partes da Ásia.
O Bar-tailed godwit é conhecido por sua plumagem marrom-avermelhada e sua cauda barrada. Tem um bico longo e curvo, usado para encontrar comida em solos lamacentos ou arenosos.
Durante sua migração, o Bar-tailed godwit consegue percorrer longas distâncias sem parar para descansar ou se alimentar.
Recentemente, um Bar-tailed godwit voou 13.560 quilômetros do Alasca até o estado australiano da Tasmânia sem parar para comer ou descansar, quebrando o recorde de migração por uma ave.
O Guinness World Records reconheceu o voo do Bar-tailed godwit (Limosa lapponica) como o mais longo sem escalas já feito na história.
A distância percorrida é equivalente aproximadamente um terço da circunferência completa do planeta.
De acordo a etiqueta de satélite 5G presa em sua parte inferior das costas, a jornada épica começou em 13 de outubro de 2022 e continuou por 11 dias e uma hora sem a ave pousar nenhuma vez.
Bar-tailed godwits não são os únicos viajantes de longa distância no mundo das aves. As andorinhas-do-Ártico (Sterna paradisaea) podem regularmente voar distâncias ainda maiores ao longo de um ano.
De fato, considerando uma jornada de ida e volta de seus locais de reprodução ao norte do Círculo Ártico até a Antártica, essas aves marinhas incansáveis podem percorrer até 80.000 km, realizando deles a migração de aves mais longa de todas.
No entanto, a diferença fundamental é que elas ocasionalmente pousam durante suas superlativas jornadas. Por isso, o ganhador é Bar-tailed godwits!
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários