Brazil Greece

»

»

Cientistas descobrem planeta que sobreviveu ao ‘apocalipse’

| Em 08/08/2023 às 16:30

Um “apocalipse” é algo que levanta muitas discussões não só nas comunidades religiosas, mas também entre cientistas. Afinal, quais seriam as condições nas quais esse evento aconteceria? Algum planeta seria capaz de sobreviver a essas mudanças?

Bem, um grupo de astrônomos encontrou Halla, um planeta maior que a Terra e que consegue resistir a esse cenário. Portanto, confira abaixo como.

Conhecendo o seu sistema solar

Halla está localizada na constelação da Ursa Menor, não tão distante assim de nosso sistema solar (cerca de 500 anos-luz). Ele orbita Baekdu, uma estrela gigantesca, com uma massa de 1,6 vezes e largura 10 vezes maior que a do sol.

Porém, assim como outros astros, Baekdu está morrendo e já entrou no estágio de gigante vermelha, a última etapa antes das estrelas menores se tornarem uma nebulosa planetária, e consequentemente, uma anã branca.

Nesse caso, assim como o que ocorrerá com o sol em 5 bilhões de anos, ela deveria ter expandido bastante e engolido os planetas que a orbitam, como o próprio Halla. Logo, o interesse e a curiosidade dos cientistas foram despertados, então algumas teorias foram criadas para explicar o fenômeno.

LEIA MAIS: 4 dicas para otimizar a sua rotina com o ChatGPT e economizar o seu tempo

Por que o planeta sobreviveu?

Até então, os cientistas não foram capazes de desvendar o motivo pelo qual o planeta foi capaz de resistir a esse “apocalipse”. Porém, umas das teorias mais aceitas é de que uma segunda estrela pode ter existido no mesmo sistema. Dessa forma, ao envelhecer, acabou reduzindo a capacidade de expansão de Baekdu.

Além disso, os astrônomos também supõem de que o planeta, na verdade, tenha sido formado por conta da colisão dessas duas estrelas. Nesse sentido, ele conseguiria permanecer vivo por conta de uma nuvem de gás gerada no choque dos astros, o que causa certo resfriamento.

Por mais que seja difícil encontrar uma explicação, essa é uma descoberta muito importante e que pode ajudar a entender o ciclo de vida das estrelas.

Gostou deste conteúdo Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: ciência

RECENTES

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

Qual era a expectativa de vida na Grécia Antiga? Um grego conta!

Qual era a expectativa de vida na Grécia Antiga? Um grego conta!

Quando pensamos na Grécia Antiga, muitas vezes imaginamos um mundo de grandes filósofos, atletas e guerreiros, mas você já se perguntou quanto tempo as pessoas realmente viviam naquela época? Existe um mito de que os antigos gregos morriam muito jovens, mas a...

7 melhores atrações turísticas do mundo, segundo pesquisa

7 melhores atrações turísticas do mundo, segundo pesquisa

Quando você planeja uma viagem, as atrações turísticas são o coração da experiência. Elas são aqueles lugares que deixam a gente de boca aberta, cheios de histórias para contar e fotos incríveis para postar. Mas, com tantas opções por aí, como saber quais realmente...

0 comentários

Pin It on Pinterest