Dicas

Estas são as quatro piores senhas que você poderia escolher – são muito fáceis!

Estas são as quatro piores senhas que você poderia escolher – são muito fáceis!
By     -   On

Hoje, vamos explorar os riscos que as piores senhas representam e vamos te mostrar como evitar que hackers descubram suas senhas.

Se você já se cadastrou em um site e se irritou, pois ele exigia uma senha muito elaborada como, por exemplo, letras maiúsculas e minúsculas, números (que não podem estar em sequência) e caracteres especiais, saiba que esse é um mal necessário.

Muitas empresas precisam ajudar os clientes a se prevenirem de golpes, haja vista que alguns internautas escolhem senhas muito fracas e previsíveis, o que pode ser ideal para hackers ou pessoas que desejam aplicar golpes em geral.

4 piores senhas para segurança on-line

Sequência numérica

Elas sempre ocupam o topo de qualquer lista de senhas fracas. Muitas pessoas possuem dificuldades de memorização e, por isso, optam por colocar sequências numéricas como ‘’123456’’ ou ‘’654321’’.

Essas senhas são, geralmente, as primeiras a serem testadas por hackers. Muitos sites, por esse motivo, costumam identificá-las e impedem o usuário de concluir o cadastro, mas nem todos, então evite este tipo de senha.

LEIA MAIS: Internet lenta? 5 truques simples para deixá-la 3x mais rápida no seu celular

A senha ‘’senha’’

Em segundo lugar, está a senha ‘’senha’’. Por ser fácil de memorizar, muitas pessoas optam por ela.

Porém, acredite: você não é a única pessoa que teve a brilhante ideia de usar a metalinguagem ao criar uma senha. Por isso, é bem fácil que você tenha a conta invadida por hackers caso este seja o seu código.

Senhas com informações pessoais

Após esgotar as senhas mais genéricas, invasores optam por apelar para senhas que contenham informações pessoais.

Nomes, datas de nascimento ou endereço são facilmente expostos em redes sociais e, por isso, é importante que você oculte esses dados ou, ainda melhor, escolha uma senha aleatória.

LEIA MAIS: Qual operadora de celular possui melhor cobertura de internet no Brasil? Confira!

Senhas com poucos caracteres são também as piores

Senhas curtas são péssimas opções para quem deseja garantir a própria privacidade. Geralmente combinações com menos de oito caracteres são fáceis de quebrar com softwares que realizam testes de combinações.

Para evitar que hackers descubram suas senhas, você pode seguir algumas práticas de segurança digital

Use senhas fortes e únicas

Use senhas complexas que misturem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Evite senhas óbvias como datas de nascimento, nomes comuns ou sequências simples.

Utilize autenticação de dois fatores (2FA)

Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo não apenas a senha, mas também um código enviado para seu dispositivo móvel ou gerado por um aplicativo autenticador.

Evite reutilização de senhas

Use senhas diferentes para cada conta ou serviço online. Isso impede que se um serviço for comprometido, todas as suas outras contas fiquem em risco.

Mantenha suas senhas em segredo

Nunca compartilhe suas senhas com outras pessoas, especialmente por meio de e-mails não criptografados ou mensagens de texto.

Atualize regularmente suas senhas

Mude suas senhas periodicamente, pelo menos a cada seis meses, ou imediatamente após a suspeita de comprometimento de uma conta.

Fique atento a phishing

Esteja ciente de e-mails de phishing que tentam enganá-lo para divulgar suas informações de login. Verifique sempre a autenticidade dos e-mails e evite clicar em links suspeitos.

Use gerenciadores de senhas

Considere o uso de um gerenciador de senhas confiável para armazenar e gerar senhas seguras. Isso facilita o gerenciamento de várias senhas sem comprometer a segurança.

Mantenha seu dispositivo seguro

Certifique-se de manter seu sistema operacional, aplicativos e antivírus atualizados para proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

Evite Wi-Fi público não seguro

Evite fazer login em contas importantes ou sensíveis quando estiver conectado a redes Wi-Fi públicas não seguras, pois elas podem ser alvo de hackers.

Esteja ciente de keyloggers

Evite usar computadores públicos ou não confiáveis para acessar contas importantes, pois eles podem conter keyloggers que registram suas digitações e comprometem suas senhas.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.