A mitologia grega nos impressiona até hoje com os seus personagens. E hoje, vamos falar de um que fazem muitos se questionarem sobre a origem. O Kraken, uma criatura lendária, tem capturado a imaginação humana por séculos. Ele é um monstro marinho lendário que tem despertado a curiosidade e o medo das pessoas ao longo dos séculos. Mas, o monstro Kraken veio da mitologia grega?
O monstro Kraken veio da mitologia grega?
Ao contrário do que muitos pensam, na verdade, o Kraken é originário da mitologia nórdica, e não da grega, como é frequentemente confundido. No entanto, muitas vezes é associado à mitologia grega devido às semelhanças com outras criaturas marinhas mencionadas nessa tradição.
De acordo com a lenda, o Kraken era um monstro marinho gigantesco que habitava as profundezas do oceano. Ele era famoso por sua força e tamanho extraordinários, capaz de afundar navios e criar redemoinhos com seus movimentos. Porém, na mitologia grega, não há uma criatura específica que corresponda exatamente ao Kraken. No entanto, existem algumas criaturas marinhas que compartilham características semelhantes.
Leia mais: 5 deuses gregos que esperamos ver na 2ª temporada de Percy Jackson
Criaturas marinhas na Mitologia Grega
Como mencionamos acima, na mitologia grega, existem várias criaturas marinhas que aparecem em diferentes histórias e lendas. Por exemplo, uma delas é Ceto, uma monstruosa e temível criatura marinha que era frequentemente associada a desastres marítimos.
Outra criatura marinha mencionada na mitologia grega é Scylla, um monstro com várias cabeças e tentáculos que vivia em uma caverna próxima a um estreito perigoso. Os marinheiros a temiam, pois ela atacava e devorava aqueles que se aproximavam de sua moradia.
Embora essas criaturas não sejam exatamente iguais ao Kraken, elas compartilham algumas características semelhantes, como tamanho e poder destrutivo.
Leia mais: Morar no fundo do mar? Veja como ter sua residência subaquática
A realidade por trás da lenda
Acredita-se que as histórias do Kraken possam ter sido inspiradas em avistamentos de lulas gigantes. Estes animais, embora enormes, não alcançam as dimensões míticas que Kraken alcançava, mas são impressionantes por si só. Por exemplo, a lula-gigante, pode chegar a 18 metros de comprimento. Essas lulas vivem em profundidades oceânicas e raramente é possível vê-las, o que pode ter ajudado a criar uma aura de mistério em torno delas.
O Kraken é tão famoso que apareceu em diversas obras de arte, literatura e filmes. Por exemplo, filmes como “Piratas do Caribe” e “Fúria de Titãs” ajudaram a popularizar a imagem do monstro. Além disso, em alguns casos, contribuíram para a confusão em relação à sua origem mitológica.
Só para se ter uma ideia, em “Fúria de Titãs”, o Kraken o retratam como uma criatura da mitologia grega, o que não é verdade.
Vale ressaltar que o interesse pelo Kraken chegou ao ponto de o classificarem cientificamente no passado, ainda que brevemente. Assim, Carolus Linnaeus, em seu “Systema Naturae”, chegou a classificar o Kraken como um cefalópode. Embora essa classificação tenha sido posteriormente removida.
E aí, você já conhecia o kraken?
0 comentários