Brazil Greece

»

»

É seguro voar do Brasil para a Grécia? Veja o plano dos pilotos em emergências

Emergência em voos sobre o oceano: o que você precisa saber antes de cruzar continentes
| Em 04/05/2025 às 06:37
Freepik.

Viajar de avião já faz parte da vida de quem sonha em conhecer o mundo, ou vive longe de casa. Para muitos leitores do Brazil Greece, que mantêm conexões entre o Brasil e a Europa, especialmente a Grécia, os voos intercontinentais são mais do que comuns: são parte da rotina. Mas uma dúvida sempre surge entre os viajantes, principalmente os de primeira viagem ou aqueles com medo de voar: o que acontece se houver uma emergência no meio do oceano?

Essa é uma preocupação legítima, principalmente em rotas longas como São Paulo–Atenas, que cruzam vastas extensões do Oceano Atlântico e Mediterrâneo. Embora essas situações sejam raríssimas, é importante entender como elas são tratadas, e por que voar, mesmo sobre o oceano, continua sendo uma das formas mais seguras de viajar.

Leia mais: Cabem no bolso! 6 lugares mais baratos e incríveis para você viajar em 2025

E se algo acontecer durante o voo?

Quando se fala em emergência, a primeira imagem que costuma vir à cabeça é a de um pouso de emergência em terra. Mas e quando o avião está a milhares de quilômetros da costa, sobre o mar?

A resposta está na preparação e no planejamento. Pilotos de voos intercontinentais seguem protocolos específicos para situações como essa. Antes mesmo de levantar voo, já existe um plano definido que inclui rotas alternativas, aeroportos de apoio ao longo do caminho e até simulações de emergência. Toda a operação é pensada para que, mesmo longe de terra firme, a aeronave tenha como chegar em segurança a um local de pouso.

Leia mais: Brasileiros vão a país europeu para comprar iPhone sem impostos

Rota e combustível

Ao planejar voos que cruzam oceanos, como os que conectam a América do Sul à Europa, as companhias aéreas e os pilotos consideram aeroportos alternativos que ficam ao longo da rota. Por exemplo, se você estiver viajando do Brasil para a Grécia, há pontos de apoio possíveis em cidades como Lisboa, Madri, Casablanca ou até ilhas no meio do Atlântico, como Açores e Cabo Verde.

Além disso, os aviões são abastecidos com uma reserva de combustível suficiente para cobrir imprevistos, como a necessidade de desviar a rota. Ou seja, mesmo se houver uma falha ou uma mudança de plano, a aeronave tem autonomia para seguir em segurança até o aeroporto mais viável.

Aviões são preparados para voar com um motor

Pouca gente sabe, mas boa parte das aeronaves que operam voos intercontinentais, como os Boeing 777 ou Airbus A330, são certificadas para voar longas distâncias mesmo com um único motor funcionando. Isso significa que, em caso de falha mecânica, ainda é possível manter o controle da aeronave até o destino mais próximo.

Esse tipo de certificação é chamado de ETOPS (Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards) e exige que as aeronaves e as companhias aéreas sigam padrões rigorosos de manutenção e segurança. Ou seja, você pode viajar mais tranquilo sabendo que o avião é projetado para lidar com situações complexas.

Leia mais: Casas na Croácia que custam menos de 1 euro: vale a pena? Europeu conta

E se for necessário pousar na água?

Embora seja uma situação extremamente rara, existe um protocolo específico chamado “ditching”, que é o procedimento de pouso na água. Os pilotos são treinados para esse tipo de emergência, e a prioridade é sempre garantir a segurança dos passageiros e da tripulação.

Modelos de aeronaves modernos são equipados com dispositivos de flutuação, botes salva-vidas e equipamentos de sinalização. Além disso, o treinamento da tripulação inclui simulações de evacuação e resgate em ambientes aquáticos. Mesmo em um cenário extremo como esse, o plano é claro e bem estruturado.

A comunicação não para, mesmo sobre o oceano

Você pode até imaginar que, sobrevoando o oceano, o avião estaria “sozinho”, sem contato com ninguém. Mas isso está longe da realidade. Durante todo o voo, as aeronaves mantêm comunicação com centros de controle via satélite. Isso permite que qualquer alteração na rota ou emergência seja imediatamente reportada às autoridades de aviação e aos serviços de resgate, caso necessário.

Equipes especializadas em busca e salvamento, tanto aéreas quanto marítimas, ficam de prontidão em áreas estratégicas ao redor do mundo. Esse tipo de operação já foi executado com sucesso em diversas ocasiões e faz parte da rede global de segurança da aviação.

Leia mais: A aldeia fantasma italiana em Rodes que esconde um tesouro vivo

Uma preocupação comum entre brasileiros e europeus

Quem viaja com frequência entre o Brasil e países europeus costuma passar por trechos longos sobre o oceano. A ideia de estar longe de qualquer pista de pouso pode causar certo desconforto, mas a realidade mostra que o sistema de aviação é altamente preparado para lidar com isso.

Para quem vai visitar a família na Europa, fazer turismo na Grécia, ou participar de eventos e reuniões no exterior, é reconfortante saber que a indústria da aviação opera com protocolos que priorizam a segurança em qualquer situação, inclusive as mais improváveis.

Mesmo com todos esses cenários possíveis, é importante reforçar: emergências em voos sobre o oceano são extremamente raras. A aviação comercial é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Todos os dias, milhares de voos cruzam oceanos sem qualquer incidente. E quando algo acontece, há um plano detalhado em ação, conduzido por profissionais altamente treinados.

Seja para curtir as ilhas gregas, descobrir as praias brasileiras ou simplesmente visitar alguém querido do outro lado do mundo, voar com segurança e tranquilidade é o que permite que essas experiências aconteçam. E agora que você sabe como tudo funciona nos bastidores, talvez aquela ansiedade antes de embarcar fique um pouco menor.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Este é o segredo para conservar sua comida por muito tempo e economizar

Este é o segredo para conservar sua comida por muito tempo e economizar

Quem já voltou do mercado cheio de sacolas sabe: a empolgação de ter a geladeira abastecida pode virar frustração se os alimentos estragarem antes da hora. A boa notícia é que existem truques simples para aumentar a durabilidade dos produtos e reduzir o desperdício....

Técnica para remover Super Bonder das unhas, dos dedos e dos cabelos

Técnica para remover Super Bonder das unhas, dos dedos e dos cabelos

Quem nunca passou por um aperto com a cola Super Bonder? Basta um pequeno descuido e lá está ela grudada nos dedos, unhas ou até mesmo nos cabelos. O desespero é comum, mas a boa notícia é que existem soluções simples para resolver o problema sem dor e sem precisar...

3 plantas que atraem dinheiro e boa sorte para a carreira e os negócios

3 plantas que atraem dinheiro e boa sorte para a carreira e os negócios

Você já pensou que a chave para atrair prosperidade pode estar em algo tão simples quanto uma planta? Além de trazerem beleza e vida aos ambientes, muitas espécies são associadas a energias positivas, proteção e até abundância financeira. Cultivar plantas em casa ou...

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

Em uma região que já foi sinônimo de progresso, cultura de bairro e promissora expansão urbana no Rio de Janeiro, hoje predominam imóveis fechados, ruas silenciosas e um sentimento de abandono. A Zona da Leopoldina, que compreende 13 bairros na Zona Norte da capital...

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Nos últimos dias, a atenção de cientistas e observadores do espaço se voltou para uma formação incomum no Sol: um buraco coronal gigantesco, com cerca de 300 mil quilômetros de extensão, captado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA entre os dias 8 e 11 de...

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

0 comentários