Brazil Greece

»

»

Por que a Páscoa Grega não é na mesma data que a do Brasil?

| Em 20/03/2024 às 08:43
Freepik.

A Páscoa está chegando. E, além dos deliciosos chocolates, é importante lembrar que há uma história por trás da data. Inclusive, ela é uma das festividades mais importantes do calendário cristão. Isso porque celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida três dias após a sua crucificação. Mas, uma curiosidade sobre a data é: você sabia que a Páscoa grega acontece em uma data diferente da do Brasil?

Eu me lembro que assim que comecei a namorar a minha esposa, eu ainda morava em Londres. E, o nosso combinado era de nos encontrarmos na Páscoa. Então, agendamos as passagens aéreas para que ela pudesse me visitar. Tudo certo para a Páscoa, minha esposa havia chegado de viagem e foi aí que liguei para a minha mãe: “mãe, já estamos com as passagens compradas para passar a Páscoa na Grécia”. Imagine qual foi a surpresa minha e da minha esposa ao descobrirmos que compramos as passsagens para os dias errados, pois a data da Páscoa na Grécia é diferente da data da Páscoa no Brasil!

O significado da Páscoa

Antes de mais nada, a palavra “Páscoa” tem origem no hebraico “Pesach”, que significa “passagem”. Assim, representa a passagem da morte para a vida, simbolizando a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Mas, além do seu significado religioso, a Páscoa também se associa a outros símbolos e tradições. Por exemplo, o coelho e os ovos de chocolate são elementos que fazem parte da cultura popular e representam a fertilidade e o renascimento.

Leia mais: Ilha do tamanho da Islândia é descoberta no mar do Brasil

A Páscoa grega e a Páscoa no Brasil

Uma das diferenças mais marcantes entre a Páscoa grega e a Páscoa no Brasil é a data em que são celebradas. Enquanto no Brasil comemoramos a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono, na Grécia o que determina a data é o calendário juliano, que é o que a Igreja Ortodoxa utiliza.

A diferença nas datas ocorre devido à adoção de calendários diferentes pelas Igrejas Católica e Ortodoxa. Enquanto a Igreja Católica segue o calendário gregoriano, a Igreja Ortodoxa segue o calendário juliano. Essa diferença ocorreu a partir do século XVI, quando o Papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano para corrigir imprecisões do calendário juliano.

Leia mais: O robô Sophia chegou à Grécia e o povo está dividido

Outras diferenças da Páscoa grega

Na Páscoa grega, também conhecida como Páscoa Ortodoxa, a celebração tem uma série de rituais e tradições religiosas. A preparação para a Páscoa começa durante a Quaresma, um período de 40 dias de jejum e reflexão. Durante a Semana Santa, são realizadas diversas cerimônias religiosas, como procissões e liturgias especiais.

Uma das tradições mais conhecidas da Páscoa grega é a quebra de ovos vermelhos. Assim, os ovos são pintados de vermelho para simbolizar o sangue de Cristo e, durante a celebração, as pessoas escolhem um ovo e o quebram com o ovo de outra pessoa. Acredita-se que a pessoa cujo ovo não quebrar será abençoada com boa sorte durante o ano.

Outra tradição importante da data grega é a preparação do cordeiro pascal. Assim, o cordeiro é assado e servido como parte da refeição festiva, simbolizando o sacrifício de Jesus Cristo.

E, para quem está se perguntando qual foi o final da nossa história. Infelizmente não conseguimos passar a nossa primeira Páscoa grega com a minha família na Grécia. Mas, depois dessa data, passamos várias outras e aprendemos a nos atentar mais às diferenças culturais.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest