Brazil Greece

»

»

5 coisas que acabam com sua autoestima desde a infância

| Em 15/04/2024 às 13:54
Freepik.

A construção da autoestima na infância é uma caminhada importante. É nesse período que os pequenos exploram o mundo e desenvolvem a percepção de si mesmos. Mas, por que algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade? Infelizmente, este é um dos problemas mais frequentes na infância. Por isso, a seguir, mostraremos as 5 principais razões por trás desse fenômeno e como combatê-lo!

Por que algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade?

1 – Comparações negativas

Antes de mais nada, comparar seu filho com outras crianças de forma negativa é o mesmo que alimentar um monstro de sete cabeças: a insegurança. Não podemos esquecer que cada criança é única, com seus próprios talentos e ritmos de desenvolvimento.

Por isso, elogie suas conquistas individuais e incentive a superação pessoal, essas ferramentas são poderosas para fortalecer sua autoconfiança.

Leia mais: 5 frases motivacionais que irão deixar seu dia mais positivo e feliz

2 – Efeitos do ambiente familiar

Você já ouviu falar que os pais são os primeiros heróis dos filhos? Então, para os pequenos, eles são modelos que moldam a percepção de si mesmos.

Portanto, se você, como pai ou mãe, luta contra a baixa autoestima, busque ajuda profissional. Cuidar de si mesmo é essencial para transmitir aos pequenos a mensagem de que eles são valiosos e dignos de amor.

3 – Influência dos professores

Os professores também exercem um papel importante no desenvolvimento da autoestima das crianças. Com isso, uma palavra de incentivo, um reconhecimento de esforço e um ambiente de aprendizado positivo podem fazer toda a diferença na vida delas.

Por outro lado, comentários negativos ou críticas constantes podem alimentar a insegurança, sendo um motivo de destaque do porquê algumas crianças desenvolvem complexo de inferioridade.

4 – Consequências do bullying

O bullying é uma ferida profunda que mina a autoestima e a confiança na infância – e até na fase adulta. Portanto, é preciso estar atento aos sinais de sofrimento, como isolamento, tristeza repentina e queda no desempenho escolar.

Além disso, conversar com a criança, buscar ajuda na escola e denunciar os casos de bullying são medidas essenciais para proteger e fortalecer os pequenos.

Leia mais: 7 comportamentos dos introvertidos que parecem muito estranhos

5 – Comentários depreciativos

Rotular uma criança como  “desatenta” ou “preguiçosa” pode ser prejudicial. Uma vez que comentários depreciativos sobre suas habilidades ou caráter podem reforçar o sentimento de não ser bom o suficiente.

Não esqueça que cada comportamento tem uma causa e precisa ser analisado com cuidado. Por isso, evite rótulos negativos e foque em soluções construtivas, sempre com respeito e empatia.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários