Brazil Greece

»

»

Por que alguns sons nos dão arrepios? A resposta irá te surpreender!

| Em 05/04/2023 às 16:15

Muitas pessoas experimentam uma sensação estranha ao ouvir certos sons, como arrepios ou uma sensação de formigamento na pele. Essa resposta emocional pode ser desencadeada por váriaos fatores. Por exemplo, a intensidade do som, a frequência ou o contexto em que o som é ouvido.

Um estudo realizado em 2016 pela Universidade de Harvard investigou essa resposta emocional aos sons e descobriu que os sons que provocam arrepios são geralmente aqueles que possuem uma qualidade emocional e são inesperados. Por exemplo, a música que começa suavemente e, em seguida, atinge um clímax emocional pode causar arrepios em algumas pessoas.

Ressonância e evolução podem influenciar na resposta emocional aos sons

Outro fator que pode contribuir para essa resposta emocional é a ressonância. Por exemplo, alguns sons podem ressoar com o corpo de uma pessoa de uma maneira que provoca uma resposta emocional intensa. Por exemplo, a voz de um cantor que tem uma frequência que ressoa com o tímpano.

Alguns pesquisadores também sugeriram que a resposta emocional aos sons pode estar relacionada à nossa evolução. Em um ambiente natural, sons como o rugido de um predador ou o rugido de uma tempestade podem desencadear uma resposta emocional intensa. E isso ajuda a manter uma pessoa alerta e segura.

Sons muito altos ou agudos podem ser interpretados como ameaças

Certos sons podem causar uma sensação de arrepio, seja por serem excessivamente altos ou agudos. Por exemplo, o barulho de um giz riscando uma lousa ou o som de uma unha raspando em uma superfície áspera. Então, quando o ouvido capta esses ruídos, o cérebro processa a informação e pode interpretá-la como uma ameaça. Dessa forma, acaba desencadeando uma resposta de “luta ou fuga” no corpo.

Isso envolve a liberação de adrenalina, um hormônio que acelera o ritmo cardíaco. Além de aumentar a quantidade de sangue que flui para os músculos e dilatar as pupilas dos olhos. Essa reação é semelhante à que experimentamos quando estamos com medo.

Imagens podem causar sensação semelhante a ouvir ruídos

Às vezes, ao ver uma foto de alguém fazendo um barulho que nos incomoda, podemos experimentar uma sensação semelhante àquela que sentimos quando estamos realmente expostos a esse ruído. Isso ocorre porque a imagem pode enganar o cérebro, dando a impressão de que estamos experimentando a situação na vida real. Como resultado, a mesma área do órgão auditivo pode ser ativada, como se estivéssemos ouvindo o ruído diretamente.

Sons agradáveis, música e sussurros podem causar arrepios

Enquanto isso, certos sons agradáveis podem nos fazer sentir arrepios. Especialmente quando se trata de música que nos emociona ou nos traz boas lembranças. Além disso, a sensação de arrepio pode ocorrer quando alguém sussurra perto do nosso ouvido. Isso pode ser porque falar em voz baixa pode fazer com que mais ar seja expelido da boca, o que pode incomodar o ouvido, que é um órgão muito sensível.

Sensação de arrepio varia de pessoa para pessoa

No entanto, nem todo mundo experimenta arrepios ao ouvir determinados ruídos, já que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, a sensação de arrepio não é algo que possamos controlar conscientemente. Ela é controlada pelo sistema nervoso autônomo, que também é responsável por controlar outras funções corporais. Por exemplo, o funcionamento do estômago e do intestino, sem que precisemos dar comandos diretos.

Frio que deixa pelos em pé

Quando estamos expostos a temperaturas frias, é comum que fiquemos arrepiados. Isso ocorre porque a temperatura corporal ideal para o nosso organismo é de cerca de 37 °C. Quando perdemos calor, nosso corpo reage levantando os pelos, na tentativa de criar uma camada de ar que ajuda a manter o frio afastado da pele.

Por exemplo, é comum sentir arrepios ao sair do mar ou da piscina, já que a água fria pode reduzir rapidamente a temperatura do nosso corpo. Nesse momento, o coração acelera e envia mais sangue para os órgãos internos, ajudando a mantê-los aquecidos.

Animais têm a mesma reação ao sentir medo

Os animais ficam arrepiados em situações semelhantes às dos humanos, como medo e frio. O corpo deles também tem o sistema nervoso motor involuntário, responsável pela reação de fuga ou luta.

Ocorre principalmente em mamíferos e aves. Diante do perigo, bastante adrenalina é liberada.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest