Curiosidades

Com que idade os filhos deixam de escutar os pais?

Com que idade os filhos deixam de escutar os pais?
By     -   On

Na fase da adolescência, mais precisamente aos 13 anos, os pais reclamam que parece que seus filhos estão com dificuldade em escutá-los. Mas você sabia existe uma explicação para isso? Confira a seguir: por que deixamos de ouvir nossos pais.

LEIA MAIS: 6 perguntas mais desafiadoras que as crianças fazem aos pais

É verdade que deixamos de ouvir nossos pais a partir dos 13 anos?

Segundo uma pesquisa da Universidade de Standford, na adolescência, o cérebro não entende mais as vozes dos pais como único caminho para recompensa, e começa a se ligar mais como outros chamados.

Então, para alcançar essa conclusão, o estudo observou imagens dos cérebros tanto de crianças quanto adolescentes enquanto eles estavam ouvindo uma gravação da voz de seus pais.

Primeiramente, era falando apenas três palavras sem ligação alguma e depois outra voz distinta dizendo o mesmo.

Então, nas crianças, a voz do responsável desencadeou diferentes partes do cérebro, isso inclui os circuitos de recompensa e os centros cerebrais. Enquanto nos adolescentes, os incentivos foram menores.

LEIA MAIS: Quem são os bilionários mais jovens do Brasil? Veja os valores das suas fortunas

Então, nessa fase o adolescente irá se rebelar contra os pais?

Vale ressaltar, essa conduta não é totalmente desinteresse. Conforme os especialistas na pesquisa, a alteração do cérebro para novas pessoas é um modo de adaptação e mostra um amadurecimento saudável.

Nesse processo, carregado de emoções, sendo a partir dos 13 anos, o corpo humano também está se condicionando para se transformar mais independente, para assim conseguir sobreviver com o mundo externo e criar laços que vão além dos pais.

Além disso, isso não implica que o adolescente vá descartar completamente os pais para dar lugar aos amigos. A mente do jovem está em constante desenvolvimento, tornando-a mais receptiva e interessada por novidades.

Em outras palavras, não justifica ignorar ou se rebelar contra os pais nessa idade, mas funciona para entendermos que nesse período da vida, tudo é mais delicado, tanto física quanto emocionalmente.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.