Brazil Greece

»

»

Por que o azeite de oliva era sagrado na mitologia grega? Veja seus usos!

| Em 18/02/2024 às 21:05
Freepik.

Desde tempos antigos, a oliveira é considerada a árvore sagrada sob a proteção da deusa Atena. E, não é por acaso que o azeite era também sangrado e cheio de benefícios, tendo seu uso desde aquela época.

De acordo com o mito, houve uma disputa entre os deuses para escolher o protetor da cidade de Atenas, que ocorreu no sagrado rochedo da Acrópole. Então, a vencedora dessa épica batalha foi a deusa grega Atena. Posteriormente, em um gesto de proteção, a deusa da sabedoria presenteou os atenienses com a primeira oliveira do mundo, que brotou onde seu dardo atingiu durante a batalha.

Assim, essa árvore tornou-se útil para a alimentação, iluminação, aquecimento, saúde e embelezamento dos atenienses. Desde então, as oliveiras ao redor de Atenas tornaram-se sagradas, e qualquer um que se atrevesse a prejudicá-las era exilado ou punido com a pena de morte.

A importância da oliveira e do azeite sagrado na Grécia antiga

Antes de mais nada, os gregos foram o primeiro povo a cultivar a oliveira na região europeia do Mediterrâneo. Conforme relatado por fontes antigas, por volta de 580 a.C., nem Latium (região da península italiana), nem Espanha, nem Tunísia conheciam a oliveira e seu cultivo.

Além disso, muitos filósofos gregos estudaram as propriedades terapêuticas dessa árvore sagrada. Por exemplo, Dióscuros, Diocles, Anaxagoras, Empédocles, Hipócrates. Aristóteles estudou a oliveira e elevou seu cultivo à categoria de ciência. Enquanto isso, Sólon foi o primeiro a legislar sua proteção. Homero comparou o azeite de oliva a ouro líquido.

Desde 4000 a.C., o uso do azeite de oliva para fins terapêuticos já existia. Hipócrates, o pai da Medicina, descreveu-o como um remédio perfeito. No Código Hipocrático, há a menção mais de 60 usos medicinais e terapêuticos do azeite de oliva.

Leia mais: 7 truques de beleza bizarros pelo mundo, mas que funcionam

A sagrada oliveira nos jogos olímpicos

Nos Jogos Olímpicos, a oliveira era um prêmio para os campeões, chamado de “kotinos”. O kotinos era uma coroa de ramos de oliveira selvagem, que usavam para coroar o vencedor nos Jogos Olímpicos da antiguidade.

Além disso, de acordo com a mitologia, Hércules Idaios foi quem trouxe a oliveira de sua terra natal, Creta, ou do norte, e a plantou em Olímpia.

Então, junto com seu irmão mais velho, um dia foram a Olímpia para correr, e diz-se que esses foram os primeiros Jogos de corrida. Enquanto Hércules foi quem coroou o vencedor com um ramo de oliveira.

A coroa de oliveira tinha um significado simbólico, pois acreditavam que trazia sorte e proteção divina ao atleta coroado.

Os ramos de oliveira, que estavam perto do templo de Zeus, eram cortados por um “pais amphithales”. Ou seja, um menino cujos dois pais estavam vivos, usando uma tesoura de ouro.

Em seguida, os levavam ao templo de Hera e os colocavam em uma mesa de elefante dourada. As Hellanodikai, os juízes dos antigos Jogos Olímpicos, os pegavam, confeccionavam coroas e as ofereciam aos vencedores como prêmio.

Heródoto conta a seguinte história relacionada à coroa de oliveira: Xerxes interrogou alguns dos Arcadianos após a batalha das Termópilas. Surpreso, perguntou por que tão poucos gregos lutaram para defender as Termópilas.

A resposta deles foi: “Todos os outros homens participam dos Jogos Olímpicos.” E quando ele perguntou “Qual é o prêmio para o vencedor?”… “Uma coroa de oliveira”, responderam. Então, Tigranes, um de seus generais, exclamou: “Ai de nós, Mardonius, contra que homens nos trouxeste para lutar, homens que não lutam por dinheiro, mas pela virtude.”

Finalmente, a oliveira na antiguidade também aparece como elemento decorativo em objetos de uso diário, com motivos de ramos e frutos.

Até hoje, as oliveiras enfeitam as ruas de paralelepípedos nas ilhas gregas de azul e branco, sendo conhecidas como o ouro da terra grega, já que a Grécia é o país com a maior produção do mundo.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários