Brazil Greece

»

»

Por que os diamantes são tão caros?

| Em 01/10/2023 às 10:27

Segundo Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de uma garota. Se for verdade, uma amizade bem cara, diga-se de passagem! Recentemente, as pedras preciosas viraram notícia e chamaram atenção pelo preço que custa uma joia feita com elas. Mas, afinal, por que os diamantes são tão caros? 

A princípio, os diamantes são considerados uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. E, na verdade, há explicações para isso. Estas pedras tão pequeninas são raras, de alta demanda e difícil extração.  

Isso só para começar! Por isso, veja alguns dos motivos pelos quais os diamantes são tão caros. Daí, é só avaliar se vale a pena manter uma amizade assim! 

Afinal, por que os diamantes são tão caros?

O preço dos diamantes é uma combinação de um conjunto de fatores. Veja quais são: 

1. Escassez e raridade

Em primeiro lugar, os diamantes são uma das substâncias mais difíceis de encontrar na natureza. Formados por carbono sob alta pressão e calor, são gerados apenas nas profundezas da terra.  

Consequentemente, sua extração é cara e difícil. Além disso, apenas uma pequena porcentagem de diamantes brutos encontrados são de qualidade suficiente para serem usados em joias.

LEIA MAIS: Muito além da beleza! 5 utilidades do seu secador de cabelo que você NÃO sabia!

2. Difícil modelagem

Como se não bastasse ser raro, o diamante é também difícil de ser modelado. Só para ilustrar, é preciso muita habilidade para polir e cortar a pedra, por isso, somente artesãos qualificados podem fazê-lo. 

3. Marketing de luxo

Sem dúvidas, os diamantes são tão caros com uma ajudinha do marketing de luxo. A indústria criou uma imagem de romance e ostentação em torno destas pedras, por meio de campanhas publicitárias agressivas. Isso ajudou a aumentar a demanda e a mantê-las em um nível de preço alto.

LEIA MAIS: 4 coisas que você JAMAIS deveria fazer com os seus cílios, mas todo mundo faz

4. Alta demanda também explica por que os diamantes são tão caros

Por serem símbolo de status, os diamantes, consequentemente, possuem alta demanda. Não à toa, muita gente sonha em tê-los em seus colares e anéis. A alta demanda, claro, gera valor de mercado. O que só aumenta com sua pouca disponibilidade. 

Em suma, os diamantes são tão caros por um conjunto de fatores. Por isso, você pode preparar seu bolso caso queira um simples par de brincos. O objeto pode custar milhões de reais! 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest