Brazil Greece

»

»

Por que os diamantes são tão caros?

| Em 01/10/2023 às 10:27

Segundo Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de uma garota. Se for verdade, uma amizade bem cara, diga-se de passagem! Recentemente, as pedras preciosas viraram notícia e chamaram atenção pelo preço que custa uma joia feita com elas. Mas, afinal, por que os diamantes são tão caros? 

A princípio, os diamantes são considerados uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. E, na verdade, há explicações para isso. Estas pedras tão pequeninas são raras, de alta demanda e difícil extração.  

Isso só para começar! Por isso, veja alguns dos motivos pelos quais os diamantes são tão caros. Daí, é só avaliar se vale a pena manter uma amizade assim! 

Afinal, por que os diamantes são tão caros?

O preço dos diamantes é uma combinação de um conjunto de fatores. Veja quais são: 

1. Escassez e raridade

Em primeiro lugar, os diamantes são uma das substâncias mais difíceis de encontrar na natureza. Formados por carbono sob alta pressão e calor, são gerados apenas nas profundezas da terra.  

Consequentemente, sua extração é cara e difícil. Além disso, apenas uma pequena porcentagem de diamantes brutos encontrados são de qualidade suficiente para serem usados em joias.

LEIA MAIS: Muito além da beleza! 5 utilidades do seu secador de cabelo que você NÃO sabia!

2. Difícil modelagem

Como se não bastasse ser raro, o diamante é também difícil de ser modelado. Só para ilustrar, é preciso muita habilidade para polir e cortar a pedra, por isso, somente artesãos qualificados podem fazê-lo. 

3. Marketing de luxo

Sem dúvidas, os diamantes são tão caros com uma ajudinha do marketing de luxo. A indústria criou uma imagem de romance e ostentação em torno destas pedras, por meio de campanhas publicitárias agressivas. Isso ajudou a aumentar a demanda e a mantê-las em um nível de preço alto.

LEIA MAIS: 4 coisas que você JAMAIS deveria fazer com os seus cílios, mas todo mundo faz

4. Alta demanda também explica por que os diamantes são tão caros

Por serem símbolo de status, os diamantes, consequentemente, possuem alta demanda. Não à toa, muita gente sonha em tê-los em seus colares e anéis. A alta demanda, claro, gera valor de mercado. O que só aumenta com sua pouca disponibilidade. 

Em suma, os diamantes são tão caros por um conjunto de fatores. Por isso, você pode preparar seu bolso caso queira um simples par de brincos. O objeto pode custar milhões de reais! 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários