Curiosidades

Por que os diamantes são tão caros?

Por que os diamantes são tão caros?
By     -   On

Segundo Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de uma garota. Se for verdade, uma amizade bem cara, diga-se de passagem! Recentemente, as pedras preciosas viraram notícia e chamaram atenção pelo preço que custa uma joia feita com elas. Mas, afinal, por que os diamantes são tão caros? 

A princípio, os diamantes são considerados uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. E, na verdade, há explicações para isso. Estas pedras tão pequeninas são raras, de alta demanda e difícil extração.  

Isso só para começar! Por isso, veja alguns dos motivos pelos quais os diamantes são tão caros. Daí, é só avaliar se vale a pena manter uma amizade assim! 

Afinal, por que os diamantes são tão caros?

O preço dos diamantes é uma combinação de um conjunto de fatores. Veja quais são: 

1. Escassez e raridade

Em primeiro lugar, os diamantes são uma das substâncias mais difíceis de encontrar na natureza. Formados por carbono sob alta pressão e calor, são gerados apenas nas profundezas da terra.  

Consequentemente, sua extração é cara e difícil. Além disso, apenas uma pequena porcentagem de diamantes brutos encontrados são de qualidade suficiente para serem usados em joias.

LEIA MAIS: Muito além da beleza! 5 utilidades do seu secador de cabelo que você NÃO sabia!

2. Difícil modelagem

Como se não bastasse ser raro, o diamante é também difícil de ser modelado. Só para ilustrar, é preciso muita habilidade para polir e cortar a pedra, por isso, somente artesãos qualificados podem fazê-lo. 

3. Marketing de luxo

Sem dúvidas, os diamantes são tão caros com uma ajudinha do marketing de luxo. A indústria criou uma imagem de romance e ostentação em torno destas pedras, por meio de campanhas publicitárias agressivas. Isso ajudou a aumentar a demanda e a mantê-las em um nível de preço alto.

LEIA MAIS: 4 coisas que você JAMAIS deveria fazer com os seus cílios, mas todo mundo faz

4. Alta demanda também explica por que os diamantes são tão caros

Por serem símbolo de status, os diamantes, consequentemente, possuem alta demanda. Não à toa, muita gente sonha em tê-los em seus colares e anéis. A alta demanda, claro, gera valor de mercado. O que só aumenta com sua pouca disponibilidade. 

Em suma, os diamantes são tão caros por um conjunto de fatores. Por isso, você pode preparar seu bolso caso queira um simples par de brincos. O objeto pode custar milhões de reais! 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.