Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá.
Como grego que vive no Brasil, muitos me perguntam se é possível fazer uma viagem sozinho na Grécia. O que respondo é o fato de que os gregos são tão amigáveis e hospitaleiros que eles não sentirão nenhuma solidão em sua viagem.
No entanto, ao viajar sozinho, você deve sempre ter cuidado e não se colocar em perigo. Por isso, é bom evitar lugares isolados e perigosos.
Já que muitos me perguntam se a viagem solo na Grécia é viável, decidi dar as melhores dicas para os viajantes solitários que estão pensando em visitar meu país sozinhos.
Viagem solo na Grécia, dicas de um grego
A Grécia é um destino ideal para viajar sozinho, pois oferece uma variedade de destinos, desde ilhas pequenas e tranquilas até lugares mais cosmopolitas, e é segura, com muitos e interessantes locais para explorar.
O lugar onde a civilização nasceu tem muito a oferecer, independentemente se você quer relaxar sozinho em um lugar tranquilo ou descobrir novas experiências.
Claro, eu preferia criar novas experiências em vez de descansar, pois gosto de explorar e não tinha ninguém ao meu lado para reclamar…
Vamos então ver por que a Grécia é o lugar ideal para viagens solo.
Leia mais: Conheça o restaurante-café que traz um pouco de Londres para Brasília
Segurança e hospitalidade
Atenas pode não ser uma das cidades mais seguras da Europa, mas pelo seu tamanho, que abriga quase metade da população grega, é muito segura. Principalmente se você evitar as áreas mais perigosas, que mencionaremos em outro artigo nosso.
Claro, existem tantos lugares bonitos e calmos na Grécia que você preferirá fazer uma rápida visita à capital por causa da sua grande história e de lá viajar para ilhas ou aldeias pitorescas que são super seguras.
No entanto, onde quer que você vá, você verá que os gregos são calorosos e prestativos, o que faz um viajante solitário se sentir confortável e bem-vindo.
Facilidade de locomoção
Existem transportes frequentes, rotas de ferry para todas as ilhas e redes de ônibus organizadas para todas as partes da Grécia. Assim, é fácil planejar sua viagem sem estresse, mesmo que esteja viajando sozinho.
E se no final você tiver problemas com sua locomoção, é seguro pedir boleia (carona) ou pedir ajuda, algo que os gregos lhe darão generosamente e sem cobrar, como fazem em outros países.
Muitas opções de alojamento

Na Grécia você irá encontrar diversas opções de alojamento. Algumas delas com café. Foto: Brazil Greece.
A Grécia tem opções para todo tipo de viajante: hostels para quem quer conhecer pessoas, boutique hotéis para mais conforto e, claro, Airbnbs econômicos.
A variedade ajuda um viajante solo a escolher o que o faz sentir-se mais seguro e confortável.
Você também pode fazer uma pesquisa em sites de hospedagem como o Couchsurfing e, se tiver sorte, encontrar alguém para te hospedar.
Na pior das hipóteses, se você tiver algum problema com sua hospedagem e for verão, você pode até dormir na praia. É tão seguro na maioria das praias da Grécia que você pode tirar uma soneca.
Pelo menos, quase todos os gregos já fizemos isso em algum momento de nossas vidas quando é verão.
Leia mais: 6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim
Ideal para conhecer outros viajantes
Em muitas ilhas, especialmente no verão, a atmosfera é social. Hostels, excursões organizadas, boat tours e caminhadas oferecem oportunidades para conhecer pessoas de todo o mundo.
Especialmente em ilhas mundialmente conhecidas, como Mykonos e Santorini, você encontrará vários hostels com viajantes solitários.
E porque gosto de ajudar os viajantes solitários, em Santorini você encontrará um dos melhores lugares para viajantes solitários, o bar Tranquilo em Perissa, que nos fundos tem a Utopia, um hostel que hospeda principalmente viajantes solo.
Experiência rica sem necessidade de companhia

Uma viagem sozinho para a Grécia é o momento perfeito para se conectar consigo mesmo. Foto: Brazil Greece.
A Grécia é um país amigável aos viajantes solo, pois oferece muitas experiências para viajantes solitários:
1. Tours em sítios arqueológicos
Não há dúvida de que os viajantes que visitam a Grécia vão “se conectar” com o lugar.
A história está por toda parte ao seu redor: em monumentos antigos que resistem por séculos, em museus cheios de mitos e em cidades que mantêm seu passado vivo através da arquitetura e das tradições.
Ao mesmo tempo, essa sensação de intimidade é reforçada pelos pequenos momentos humanos do dia a dia.
2. Passeios em becos pitorescos
A Grécia é um lugar muito amigável para caminhantes, pois tem muitas ilhas e aldeias tradicionais com becos pitorescos que escondem muitas surpresas.
Lá você encontrará as conhecidas câmeras gregas, que são as avós, que se sentam atemporalmente em cadeiras e observam os turistas.
Na verdade, muitas vezes tentam ajudar com o pouco inglês que sabem ou com o alemão que aprenderam durante a ocupação alemã quando eram pequenas.
Não há como não amá-las. Claro, esteja preparado porque elas vão te escanear de cima a baixo.
Como uma pessoa que trabalhou anos no setor de turismo em ilhas gregas e na Grécia continental, é uma cena que encontrei muitas vezes.
3. Momentos de relaxamento em pequenas praias
A Grécia é um dos países com a maior costa do mundo se você incluir as quase 6.000 ilhas gregas.
Lá você encontrará milhares de praias para todos os gostos e muitas que são ideais para visitantes solo. Afinal, é muito comum ver banhistas solitários nas praias gregas desfrutando do mar.
Assim, você terá a oportunidade de conversar com outras pessoas que precisam de companhia. Como dissemos acima, o clima de verão na Grécia é ideal para tirar uma soneca na sua toalha na praia.
4. Comida deliciosa em todos os lugares

Ir para a Grécia é um turismo de sabores. Foto: Brazil Greece.
Como você viu, a Grécia é um destino onde a experiência não exige “companhia” para ser bonita. Para os amantes da gastronomia, a Grécia é um dos melhores destinos do mundo.
Afinal, a comida grega está sempre nas listas das melhores cozinhas do mundo.
Assim, o viajante solo terá a oportunidade de explorar a culinária grega sozinho e, ao mesmo tempo, aprender muito com os trabalhadores locais.
Leia mais: Autarkeia: o segredo grego para ser feliz sem depender de nada (nem de ninguém)
5. Clima maravilhoso
A Grécia tem um clima mediterrâneo ameno, com diferenças dependendo da região e da estação.
O bom tempo durante grande parte do ano ajuda a tornar a viagem agradável, facilitando as atividades ao ar livre. Claro, se você viajar para a Grécia no Inverno, pode até encontrar neve, mas mesmo neste caso há aquecimento adequado.
Na verdade, os destinos de inverno na Grécia são ideais para viajantes solo, pois existem vários chalés em estâncias de esqui que organizam festas e atraem jovens de toda a Grécia e principalmente turistas de países vizinhos.
Quanto ao verão, você já teve um vislumbre de como é o clima na Grécia. Para quem não sabe, a Grécia é um dos países onde as 4 estações existem literalmente. O que queremos dizer com isso? O tempo é dividido em 4 estações, e cada estação dura 3 meses.
O verão na Grécia começa em junho e termina oficialmente em agosto. De setembro a novembro, prevalece o outono, enquanto de dezembro a fevereiro, prevalece o inverno na Grécia, e de março a maio, prevalece a primavera na Grécia.
Na primavera, as temperaturas variam de cerca de 12 a 22°C, com dias agradáveis e noites frescas. Em relação ao clima, eu diria que é a estação mais ideal para os viajantes.
No verão, o calor é intenso, especialmente no interior do continente, onde as temperaturas frequentemente atingem 35–38°C, enquanto nas ilhas e áreas costeiras os ventos refrescam o clima.
No outono, as temperaturas caem suavemente, com médias de 15–26°C, e aparecem as primeiras chuvas.
Finalmente, o inverno é mais fresco, principalmente no norte da Grécia e nas montanhas, com temperaturas que frequentemente atingem 0–12°C, enquanto nas ilhas e nas partes costeiras do sul permanece relativamente ameno, com 8–16°C.
Ou seja, a Grécia oferece um clima agradável em quase todo o ano, ideal para viagens e atividades em qualquer estação.
6. Cultura grega
Os viajantes frequentemente sentem que podem se conectar com o lugar, seja através da história, seja através de um simples contato humano nas aldeias e cidades.
A Grécia tem inúmeras atrações como um dos países mais históricos do mundo, bem como inúmeras paisagens naturais, já que é um país banhado pelo Mar Mediterrâneo e composto por 80% de cadeias de montanhas.
Por estas razões, a Grécia atrai milhões de visitantes, muitos dos quais são viajantes solo. Assim, você terá a oportunidade de compartilhar suas experiências com viajantes solo de todo o mundo.
Ao mesmo tempo, você se sentirá à vontade com os gregos através dos pequenos momentos humanos do dia a dia, como um sorriso em um café, uma conversa com um local que se oferece para ajudar, um convite espontâneo para uma bebida ou para um prato de comida caseira, algo que os gregos costumam fazer.
Essa simplicidade e imediatismo fazem da Grécia um lugar que você não somente vê, mas também sente.












0 comentários