Brazil Greece

»

»

Potó: veja o que atrai o bicho que causa queimaduras de 2º grau e como evitá-lo

| Em 01/08/2023 às 14:30

O verão no Nordeste traz consigo o temido inseto Potó, um pequeno besouro vermelho e preto capaz de causar queimaduras de segundo grau na pele. Nesta matéria, desvendaremos mitos e verdades sobre esse inseto, além de oferecer dicas para evitar acidentes e tratar possíveis lesões.

Mitos e verdades sobre o Potó

Você provavelmente já ouviu falar que as queimaduras são causadas pela urina do Potó, mas na realidade, isso não é verdade. A substância responsável pelas lesões é uma toxina presente no sangue do inseto, chamada de hemolinfa.

As queimaduras geralmente ocorrem à noite, quando o Potó é atraído pela luz das lâmpadas brancas. Portanto, trocar as lâmpadas por amarelas pode ajudar a evitar sua proliferação.

As queimaduras causadas pelo Potó são semelhantes a queimaduras por fogo ou produtos químicos, e a gravidade das lesões depende da quantidade de toxina liberada e da sensibilidade da pele da pessoa.

LEIA MAIS: Veja como uma tartaruga gigante salvou a sua espécie que estava em extinção

Tratamentos

É fundamental saber como tratar essas queimaduras corretamente. Inicialmente, lave o ferimento com água e sabão e, em seguida, aplique uma compressa com água fria. Evite expor a área afetada ao sol e nunca use receitas caseiras, como pasta de dentes ou maisena, pois podem piorar a lesão.

Se uma queimadura de Potó não for tratada adequadamente, pode resultar em infecções secundárias e até cicatrizes. Nesses casos, é importante procurar orientação médica para utilizar medicamentos adequados. Além disso, nunca utilize produtos sem a devida recomendação profissional, pois isso pode agravar o problema.

O processo de cicatrização natural da pele deve ser respeitado, evitando interferências que possam retardar a recuperação. Quando o assunto é prevenção, algumas medidas simples podem ajudar a evitar o contato com o inseto.

Prevenção e cuidados

Por fim, como o Potó é atraído pela luz branca, substituir as lâmpadas por amarelas ou menos intensas é uma estratégia eficiente para evitar a proliferação do inseto.

Além disso, é recomendável manter janelas fechadas durante a noite, especialmente nas regiões mais quentes, onde o Potó é mais frequente. Agitar lençóis antes de dormir também pode ajudar a evitar a presença desse animal na cama.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: animais | saúde

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários