6 aparelhos que você jamais deve conectar a extensões com filtro de linha

Descubra quais dispositivos demandam cuidado extra na hora de serem conectados, garantindo um ambiente elétrico seguro.

Não é raro nos depararmos com a necessidade de mais tomadas do que as disponíveis. Nesses momentos, as extensões com filtro de linha podem parecer uma saída fácil. Contudo, é fundamental compreender que nem todos os aparelhos se adéquam bem a essa solução.

6 aparelhos que você jamais deve ligar em uma extensão com filtro de linha

1. Cafeteiras

Nada como começar o dia com uma xícara de café bem quente. Porém, as cafeteiras requerem uma quantidade considerável de energia para funcionar adequadamente.

Os filtros de linha, infelizmente, nem sempre conseguem suprir essa demanda energética, o que pode acarretar mau funcionamento e até riscos elétricos. A solução? Conectar sua cafeteira diretamente à tomada.

Leia mais: Não cometa estes erros comuns que destroem as suas roupas na máquina

2. Ferramentas de cabeleireiro

Se o seu objetivo é um visual impecável, você provavelmente usa secadores, modeladores e chapinhas. Esses aparelhos, no entanto, necessitam de uma corrente elétrica estável.

Os filtros de linha podem não fornecer essa estabilidade, aumentando o risco de incêndios. A melhor abordagem é conectar esses dispositivos diretamente na tomada, de preferência utilizando um disjuntor diferencial para uma camada extra de proteção.

3. Micro-ondas

Os micro-ondas são uma maravilha da praticidade culinária, mas requerem uma quantidade significativa de energia para funcionar.

Conectar um micro-ondas a uma extensão com filtro de linha pode resultar em problemas operacionais e riscos elétricos. O caminho seguro é proporcionar uma tomada exclusiva para o micro-ondas.

4. Torradeiras

Em busca de otimização na cozinha, é comum conectar torradeiras a filtros de linha. Entretanto, esses dispositivos demandam uma carga elétrica considerável para aquecer as resistências internas, algo que as extensões podem não comportar. Isso pode levar a superaquecimentos e potenciais incêndios.

5. Fogões lentos

Fogões lentos são ideais para pratos saborosos que demandam longo tempo de cozimento. No entanto, seu funcionamento prolongado exige uma fonte constante de energia. Filtros de linha não são projetados para essa demanda contínua, sendo mais seguro conectar o fogão lento diretamente à tomada.

Leia mais: Qual smartphone os bilionários usam?

6. Congeladores ou refrigeradores

Congeladores e refrigeradores frequentemente consomem picos de energia ao ligarem e desligarem. Ao conectá-los a extensões com filtro de linha, existe o risco de sobrecarga, aumentando a possibilidade de problemas elétricos. Providencie tomadas exclusivas para esses aparelhos para garantir seu funcionamento seguro.

Zelando pela segurança

Ao conectar seus dispositivos diretamente em tomadas dedicadas, você não só assegura seu bom funcionamento como também protege seu lar de riscos elétricos. Não deixe que a conveniência comprometa a segurança.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também