Brazil Greece

»

»

Sumiram? 7 profissões dos anos 80 e 90 que quase não existem mais

| Em 15/03/2024 às 08:18

Assim como qualquer parte da cultura, o mercado de trabalho sofre alterações com o passar dos anos. Inclusive, algumas profissões têm se tornado cada vez mais escassas e até não existem mais em alguns lugares. Por isso, aqui separamos as profissões que dos anos 80 e 90 que praticamente não existem mais hoje em dia.

O mercado de trabalho dos anos 80 e 90 e o mercado atual

O mercado de trabalho passou por diversas transformações ao longo das últimas décadas. Assim, essas profissões que não existem mais são só alguns exemplos das mudanças que ocorreram.

Uma das mudanças mais impactantes foi o avanço da tecnologia e a automação de tarefas. Nas décadas de 80 e 90, muitas atividades eram realizadas manualmente, exigindo um grande esforço físico e tempo. Hoje, com o desenvolvimento de softwares e máquinas automatizadas, muitas tarefas foram simplificadas e agilizadas.

Além disso, a globalização e a conectividade também tiveram um grande impacto no mercado de trabalho. Antes, as empresas tinham uma atuação mais local, com poucas oportunidades de trabalho internacional. Porém, agora, com a facilidade de comunicação e transporte, as oportunidades se expandiram, permitindo que profissionais trabalhem em diferentes países e tenham acesso a mercados globais.

Sem contar que nos anos 80 e 90, a maioria das pessoas trabalhava em empregos fixos, com horários regulares e pouca flexibilidade. Mas o que vemos agora é um aumento significativo no trabalho remoto, na flexibilidade de horários e no surgimento de novas formas de trabalho, como o freelancing e o empreendedorismo.

Essas são apenas algumas das transformações que ocorreram no mercado de trabalho desde os anos 80 e 90 até os dias de hoje. O mercado está em constante evolução. Então, o importante é estar atento a essas mudanças e buscar se adaptar a elas, desenvolvendo habilidades relevantes e acompanhando as tendências do mercado.

Leia mais: Harvard libera 160 cursos gratuitos online para brasileiros! Confira

Profissões dos anos 80 e 90 que hoje não existem mais

Bem, agora que você já sabe das mudanças no mercado de trabalho, é hora de descobrir as profissões que não existem mais. Prepare-se para a nostalgia!

1- Operador de Page/Bip

Você sabe o que é Page? Em uma época em que era muito difícil se comunicar instantaneamente com alguém, o page foi uma ferramenta muito importante. Isso porque ele serve para avisar as pessoas que alguém precisa falar com elas urgentemente.

2- Atendente de locadora

Além disso, as locadoras fizeram muito sucesso até o início dos anos 2000, quando os DVDs as substituíram, e hoje foram substituídos pelas plataformas de streaming. Considerando que o local sumiu, é possível compreender que os atendentes também não existem mais.

3- Digitador de máquina de escrever

Você sabia que existiam cursos para aprender a digitar em máquinas de escrever? Essa técnica era muito importante para diversas empresas, mas hoje essa profissão não existe mais.

Na verdade, essas máquinas foram substituídas por computadores, e ainda existem pessoas que trabalham com a produção de textos de forma semelhante às máquinas de escrever.

4- Paginador

Ademais, os jornais foram muito consumidos durante uma época, e para assegurar que a impressão sairia correta, existia o paginador. Essa pessoa precisava conferir toda a diagramação das páginas para evitar qualquer tipo de problema.

5- Revelador de fotos

Apesar de ainda existirem alguns, esses profissionais não são encontrados tão facilmente quanto no passado. Hoje, a maioria dos reveladores trabalha com fotos digitais e as transformam em impressões em papel de foto.

Mas, antes era preciso fazer todo um processo para que as fotos em filme fossem transformadas nessas impressões.

Leia mais: 10 microfranquias lucrativas e baratas que podem bombar em 2024

6- Vendedor de enciclopédia

Por fim, quando não era tão fácil acessar a internet ou quando ela ainda não existia, as enciclopédias eram um grande sucesso. Hoje, porém, é raro encontrar exemplares até mesmo em bibliotecas.

E, com isso, essa se tornou mais uma profissão que sumiu.

Gostou desse texto? Verifique o Brazil Greece para outros artigos interessantes!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários